Home Municípios Justiça cancela quase 200 transferências de títulos eleitorais por irregularidades em São Luís do Piauí

Justiça cancela quase 200 transferências de títulos eleitorais por irregularidades em São Luís do Piauí

0
Justiça cancela quase 200 transferências de títulos eleitorais por irregularidades em São Luís do Piauí

Após receber e analisar recursos eleitorais com pedido de reconsideração interposto pelo Partido Progressista (PP) do município de São Luís do Piauí, que tem como presidente municipal – Renato Pio, a Justiça Eleitoral, por meio da Dra. Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, Juíza Eleitoral na 28ª Zona, sediada em Picos, indeferiu (cancelou) quase 200  transferências de títulos eleitorais para o município.

Em 07 decisões judiciais distintas assinadas pela Juíza Eleitoral, 186 eleitores e eleitoras tiveram seus alistamentos eleitoral indeferidos. Todos os processos foram assinados pela Dra. Nilcimar Carvalho, nos dias 08 e 09 de setembro de 2024.

Setença AQUI do Processo I

Setença AQUI do Processo II

Sentença AQUI do Processo III

Sentença AQUI do Processo IV

Sentença AQUI do Processo V

Sentença AQUI do Processo VI

Sentença AQUI do Processo VII

A Comissão Provisória do PP de São Luís do Piauí alegou a Justiça Eleitoral que houve fraude no alistamento eleitoral, pois os eleitores e eleitoras apresentados na ação não possuem nenhum vínculo com o município de São Luís do Piauí, já que seus Requerimentos de Alistamentos Eleitorais-RAEs não foram instruídos com qualquer documento que comprove a existência de seus respectivos domicílios eleitorais.

Para requerer o alistamento eleitoral ou requerer a transferência de sua inscrição eleitoral, a pessoa, além de se identificar e qualificar, deve demonstrar que possui domicílio eleitoral no município pretendido, conforme exigência do art. 42 do Código Eleitoral e do art. 23, caput, da Resolução do TSE n° 23.659/2021.

Após analisar o presente caso, a magistrada decidiu indeferir as operações de alistamento e de transferência eleitoral dos eleitores e das eleitoras de São Luís do Piauí, citados nos sete Processos, por constatar a presença de graves irregularidades nos requerimentos dos eleitores e das eleitoras recorridos, pois foram realizados sem a observância das normas legais e regulamentares que regem o alistamento eleitoral, estando desprovidos de qualquer prova de suas identidades e de seus domicílios eleitorais.

Fonte: Folha Atual