
Edilsa de Sousa Santos, de 24 anos, ex-aluna do Centro Educacional Sebastião de Sousa, localizado no centro de Belém do Piauí, alcançou a nota de 940 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e contou um pouco sobre como fez para conseguir a referida nota e quais seus objetivos educacionais.
Apesar de sua nota alta a jovem diz que não se surpreende com o resultado em redação, pois na edição anterior ela já tinha elaborado uma estrutura de redação que lhe garantiu 860 pontos, sendo assim, o necessário seria apenas ler bastante e estudar variados temas possíveis para a redação. “Estava preparada para qualquer tema e esperava mais ou menos 920 pontos na redação. Então, não fiquei tão surpresa, seguindo o plano textual que eu trabalho não tem erro, a pontuação vem com certeza”, disse a jovem em entrevista ao portal InfoNewss.
A estudante contou ainda que citou Albert Einstein, Émile Durkheim com sua frase, “O comportamento humano é transformado pelo meio” e por fim utilizou também da filosofia iluminista de Rousseau, “O homem nasce livre e por toda se encontra acorrentado”.
Ao ser perguntada sobre o que deseja cursar a estudante, que já cursa o bacharelado em administração pelo polo da UAPI/UESPI no polo de Belém do Piauí, foi bem direta ao ponto, falando sobre como deseja adentrar ainda mais no mundo da escrita. “Hoje eu viso entrar no curso de letras portuguesas e me especializar em produção textual. Quero levar a boa escrita adiante”, frisou.
Além de Edilsa, outros jovens da cidade também se destacaram com boas notas na prova escrita, sendo que, apenas uma jovem cursou o ensino médio em escola particular e todas as outras vieram da mesma Escola de Edilsa. São elas Melissa Dias Leal (estudante do São Lucas) que atingiu 880 pontos e as do ensino local foram: Ana maria Costa Ribeiro que fez 800 pontos, Vanessa Macedo de Brito com 760 e por fim Adélia Israilia da Silva Santos que alcançou a marca de 740 pontos.
Melissa Dias, 880 pontos.
Ana Maria, 800 pontos.
Vanessa Brito, 760 pontos.
Adélia Israilia, 740 pontos.
Maria Auxiliadora, diretora do Centro Educacional Sebastião de Sousa, diz que se sente extremamente contente em ver seus ex-alunos do ensino público conseguirem êxito na prova de redação. ” Para mim é um prazer imenso, uma satisfação sem medidas por vê-los progredir e terem um desempenho tão expressivo na redação do Enem, que é um peso significante em todo o exame”, afirmou a diretora.
Da redação, InfoNewss