Jovem de Belém do Piauí tem projeto de incentivo à leitura reconhecido mundialmente pela Ashoka

Jovem de Belém do Piauí tem projeto de incentivo à leitura reconhecido mundialmente pela Ashoka

A Ashoka, pioneira e maior rede mundial de empreendedorismo social, está reconhecendo a nova turma de Jovens Transformadores, composta por jovens de todas as regiões do Brasil que compartilham o propósito de transformar o mundo em um lugar mais justo, igualitário e sustentável. Entre os selecionados está Raislúcio Leal, um estudante de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), natural de Belém do Piauí.

Raislúcio vem desenvolvendo um projeto desde 2021, com o intuito de democratizar e incentivar a leitura entre jovens de baixa renda. Seu projeto, que envolve a participação de pessoas de diferentes estados do Brasil, tem como propósito levar o mundo da literatura a jovens que muitas vezes têm acesso limitado a livros e recursos educacionais.

O trabalho incansável de Raislúcio chamou a atenção da Ashoka, que selecionou seu projeto através do Programa Jovem Transformador Ashoka. Agora, o jovem empreendedor social ganhou reconhecimento mundialmente, sendo escolhido como um dos Jovens Transformadores Ashoka de 2023.

O poder transformador das histórias | Ashoka | Everyone a Changemaker
Jovem de Belém do Piauí tem projeto de incentivo à leitura reconhecido mundialmente pela Ashoka

A divulgação de anúncio dos Jovens Transformadores Ashoka 2023 será realizado no Palco Led Inspira, às 13h30 do dia 16/06, durante um evento no Rio de Janeiro. A cerimônia contará com a mediação de Tati Machado, comentarista do programa Encontro, da TV Globo. Essa será a maior turma já reconhecida pela Ashoka, com mais de 20 finalistas a Jovens Transformadores.

Em conversa com a Redação do Portal InfoNewss, Raislúcio Leal, demostrou está entusiasmado com a oportunidade de participar do evento e compartilhar suas ideias com outros jovens transformadores. “Me inscrevi nesse processo de reconhecimento e nos últimos quatro meses, venho passando por um processo de entrevistas com empreendedores sociais, educadores, comunicadores, gestores públicos e outras lideranças jovens do Brasil, mas também da Indonésia, Nigéria e Estados Unidos. O resultado é que fui um dos selecionados para ser reconhecido como um dos jovens transformadores da turma de 2023 devido o meu trabalho de destaque com a liderança e o empreendedorismo social.” Relatou.

O jovem belenense explicou sobre os objetivos do seu projeto. “O projeto que idealizei, chamado Leitura Ativa, visa promover clubes de leitura que visam facilitar e acolher novos jovens leitores. Além disso, visamos divulgar as bibliotecas públicas existentes em todo o Brasil e trabalhamos ativamente na reativação da biblioteca pública do Centro Educacional Sebastião de Sousa. Para ampliar ainda mais nosso alcance, realizamos lives com temáticas relacionadas à literatura e à emancipação de grupos marginalizados, além de divulgar livros e autores importantes na página do Instagram.” Disse.

Vale destacar, que atualmente o projeto possuí alcance nacional, tendo inscritos de 16 estados e das 5 regiões do país. “Em 2022, o Clube de Leitura teve alcance nacional, com 57 inscritos, de 16 estados e das 5 regiões do país. Entre os estados, estavam o Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. Além dos debates sobre o livro, o clube também recebeu convidados especiais, como ativista educacional, dona de editora, escritoras e criadora de conteúdo digital sobre livros, a fim de imergir intensamente os leitores no universo da leitura.” Pontuou.

Participação do Jovem no Ashoka

A participação de Raislúcio no programa mundial da Ashoka e sua presença no evento no Rio de Janeiro são um testemunho do poder das iniciativas individuais e do empreendedorismo social para criar mudanças positivas. Espera-se que sua história inspire outros jovens a desenvolverem projetos inovadores e a se engajarem em ações que possam impactar suas comunidades e o mundo como um todo.