
A Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou nesta terça-feira, 04, a Jornada Pedagógica 2020, que tem como tema: “Juntos é possível inovar, avançar e transformar”.
O evento, que está sendo realizado Unidade Escolar Municipal Moisés Bezerra, na sede do município, marca a abertura do ano letivo de 2020 e tem como público alvo os diretores, coordenares e professores que atuam na Rede Municipal de Ensino.
A abertura do evento foi realizada pela coordenadora da SME, Ceiça Sousa, que deu boas-vindas a todos e gradeceu a Deus pelo dom da vida e ao Prefeito Baiá e a secretária Anazilda pelo seu compromisso com a Educação do município. “Sejam todos bem-vindos e bem-vindas ao nosso primeiro dia da Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2020. Primeiramente quero agradecer a Deus pelo dom da vida, por nós estarmos juntos em mais um ano que se inicia. Agradecer também a gestão, em nome do Prefeito Baiá, que não mede esforços para que a educação de fato aconteça. Ele tem feito o compromisso com a educação, tem alguns prefeitos que ainda não cumpriram o novo piso e ele já cumpriu, inclusive, o salário de janeiro já foi pago com o reajuste de 12,84%. Ele vê a educação com os olhos diferenciados. Quando se fala em educação, ele esta lá, firme e forte, para dar o melhor e o que a Educação realmente merece. Agradecer também secretária Anazilda, que também tem muito compromisso e selo com a pasta”.
“Agradecer também aos coordenadores, diretores, vigias, zeladores, secretárias, pelo compromisso que tem com a educação do nosso município. A vocês professores, que são a peça fundamental para que a educação aconteça. Muito obrigado pelo compromisso de vocês, pela dedicação, pelo selo, pelo carinho com os nossos alunos . Espero que esta seja uma semana de muito aprendizado, troca de experiências e nós estamos aqui para isso, para dividir conhecimento”, concluiu Ceiça.
A Secretária Municipal de Educação, Anazilda de Jesus, que prestigiou a abertura da Jornada Pedagógica 2020, também deus as suas boas-vindas. “Bom dia pra todos e todas. Sejam bem-vindos a 2020. Vamos trabalhar em paz, conflitos existem em todos os lugares, mas os conflitos existem para serem resolvidos e para que a gente cresça. Quero pedir a colaboração de vocês para com os ministrantes, não só ouvindo, mas falando também. A participação é importante para o aprendizado de vocês, e também para o currículo de vocês. Sejam todos bem-vindos e vamos começar a nossa jornada pedagógica”.
Iniciando as atividades do primeiro dia da jornada pedagógica, a professora Marinete Rosa, ministrou uma palestra que teve como tema “Professor Anjo”. “Nesse primeiro momento vamos trabalhar a questão da missão, do ofício de ser professor, da importância de executar um bom trabalho, de fazer bem feito, de dar o melhor de si. Porque nós professores, nós temos um dom de Deus, nós não somos pessoas comuns, nós somos pessoas que podemos influenciar e mudar a realidade dos alunos, de jovens e de crianças de nossa cidade. O professor precisa se reconhecer como tal. Valorizar essa importância que ele tem para fazer a diferença”, explicou Marinete.
Após uma pausa para o lanche, Marinte abordou o tema “Surdez”. “O Brasil é um país que tem duas línguas oficiais, o português e a Língua Brasileira de Sinais, e por lei, o aluno surdo tem o direito a aquisição da sua língua e a ter interprete em sala de aula. É um tema um pouco polêmico porque os professores não sabem libras e por não saberem libras eles tem medo de lidar com o aluno surdo. O objetivo é trazer algumas ideias, algumas dicas de como contemplar o aluno com surdez. Mesmo o professor não tendo a aquisição da língua de sinais, ele por fazer um trabalho, um planejamento voltado a contemplar o aluno que necessita desse serviço diferenciando.”
Em entrevista, a professora Marinete Rosa avaliou o evento positivamente e destacou o compromisso dos gestores municipais com a formação do professor. “Foi muito bom. Goto muito das semanas pedagógicas aqui do município de Campo Grande. A gente percebe que é um município muito comprometido com a formação do professor, com o repasse de informações, com a orientação que cada um deve receber antes de iniciar mais uma jornada, mais um ano letivo. Eu vejo como algo muito positivo, inclusive, eu parabenizo a Secretaria Municipal de Educação, bem como ao Gestor Municipal por ter essa preocupação voltada para a acolhida do professor, para o preparo do ano letivo. Uma coisa é a gente iniciar o ano de qualquer jeito e outra coisa é você já iniciar o ano com uma orientação, sabendo o que vai fazer, como deve ser feito, o que esperar “.
Finalizando o primeiro dia de atividades, a professora Janaiane dos Anjos ministrou uma palestra com o tema: “Relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira, africana ou indígena”. “Esse é um tema que nos remete a realidade do nosso município, nós somos um município, em sua maioria, de população negra, mas que não se reconhece como negra, e a educação é a melhor arma que nós temos para tentar mudar o pensamento dos jovens, principalmente, em se aceitar, em reconhecer a sua raça, em reconhecer a sua cor e, principalmente, eles terem orgulho de serem negros, que é o que falta”.
Como exemplo dessa realidade, Janaiane citou comunidade Canela de Velho, na qual residem a maioria dos descendentes de quilombola do município. “O Canela de Velho é uma comunidade que é descendente quilombola, mas que eles não conhecem a sua história, a história dos seus antepassados, a história de como os quilombolas chegaram em campo grande, de com eles se mantinham… a maioria dos descendentes de quilombola hoje moram lá, mas eles não se reconhecem como quilombolas, nem como negros. Então, o objetivo dessa palestra era fazer os professores acordarem para este olhar, de inclusão, de respeito e principalmente de conscientização do negro em ser negro”, concluiu.
A Jornada Pedagógica 2020 segue até o próximo sábado, 08, com um ciclo de palestras que irão abordar as seguintes temáticas; Relações Raciais nas Escolas; Direitos Sexuais e Reprodutivos; Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; e Aprendizagem, engajamento e currículo sob novos olhares.
Durante o evento, também serão realizados os módulos II e III o Ciclo de implementação da BNCC/ProBNCC e do Currículo do Piauí: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
As aulas da Rede Municipal de Ensino estão previstas para iniciar no dia 17 de fevereiro.
Confira mais imagens do 1º dia de atividades: