Jônathas e Aluísio são diplomados prefeito e vice-prefeito de Belém do PI

Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, foi realizada a cerimônia de diplomação dos eleitos no município de Belém do Piauí. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal e marcou o encerramento do processo eleitoral.

Durante a solenidade, foram diplomados o prefeito eleito Jônathas Noronha (MDB), o vice-prefeito Aluísio Carvalho (MDB), e os vereadores que comporão o Legislativo municipal no próximo mandato. A cerimônia foi conduzida pela juíza eleitoral Tallita Cruz Sampaio, da 68ª Zona Eleitoral, que destacou a importância do ato democrático.

Jônathas Noronha e Aluisio Carvalho foram eleitos com 2.210 votos, representando 100% dos votos válidos. Em seu discurso, o prefeito diplomado ressaltou a relevância do momento e agradeceu à população de Belém do Piauí pela confiança.

“Hoje é um momento muito especial, um ato democrático de diplomação. Estamos finalizando essa caminhada e período eleitoral, que não foi fácil. Tivemos algumas dificuldades, mas, sobretudo, prevaleceu a vontade de Deus e do povo. Queremos dizer que, agora, temos a responsabilidade de colocar em prática todas as nossas metas e propostas apresentadas durante este período”, afirmou Jônathas.

Ele concluiu enfatizando seu compromisso com o município. “Quero destacar que a nossa vaidade é lutar pelo povo de Belém do Piauí e pelo desenvolvimento da nossa cidade.”

A juíza Tallita Cruz Sampaio ressaltou o caráter formal e simbólico da diplomação, ao mesmo tempo em que reconheceu o êxito do processo eleitoral no município.

“Esse ato solene, além de formal, confere legitimidade e finaliza esse período democrático que foi o processo eleitoral. Gostaria de agradecer a toda a população, aos candidatos eleitos e não eleitos pela tranquilidade com que realizamos as eleições em Belém do Piauí. Não tivemos maiores problemas, e a Justiça Eleitoral esteve sempre à disposição da população para garantir a segurança e a legitimidade do pleito. Em nome da Justiça Eleitoral, agradeço aos servidores, na pessoa de Leandro, chefe do cartório, pelo trabalho incansável para que as eleições transcorressem de forma tranquila e democrática.”

A magistrada reforçou o compromisso que o diploma representa para os eleitos. “Queria ainda reiterar a todos que foram diplomados hoje que este diploma que estão recebendo é um compromisso com os mais vulneráveis, que precisam ser ouvidos e acolhidos em suas necessidades; com as futuras gerações, que irão usufruir das escolhas feitas agora; e com os valores republicanos, que rejeitam a pessoalidade e a corrupção. Em nome de toda a Justiça Eleitoral, desejo aos eleitos paz e felicidade nesta nova missão, que sigam com ética e responsabilidade.”

O evento contou com a presença de autoridades locais, familiares e apoiadores dos eleitos, além de representantes da Justiça Eleitoral. A partir de 1º de janeiro de 2025, os diplomados assumirão seus respectivos cargos para o próximo ciclo administrativo.

Mais fotos