Jacobina do PI é o único entre os fiscalizados no estado sem irregularidades na EJA, aponta CGU

Imagem aérea da cidade de Jacobina do Piauí — Foto: Cidades em Foco
Imagem aérea da cidade de Jacobina do Piauí — Foto: Cidades em Foco

Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) analisou a regularidade das matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em municípios de 13 estados e apontou que Jacobina do Piauí não apresentou inconsistências nos registros do Censo Escolar de 2022. O município foi o único do Piauí, entre os fiscalizados, que não teve irregularidades.

— Clique aqui e confira o relatório na íntegra!

Durante a auditoria, foram identificadas fraudes em São João da Canabrava, Paquetá e Dirceu Arcoverde, onde pessoas falecidas foram mantidas como alunos ativos no sistema educacional. Nos casos detectados, os óbitos ocorreram entre 2014 e 2021, mas os nomes continuaram registrados, impactando os dados de repasse de recursos federais.

O levantamento verificou o número de matrículas informadas pelas redes municipais e cruzou os dados com registros civis. Além de falecidos, foram encontradas matrículas de pessoas que já haviam concluído a etapa de ensino em anos anteriores e registros duplicados por omissão de CPF.

A CGU recomendou aprimoramentos no controle dos cadastros para evitar distorções que possam comprometer a distribuição de recursos da educação.