INMET emite alerta amarelo de baixa umidade com risco de incêndios para o Piauí neste domingo (3); veja as cidades!

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para baixa umidade em Teresina e outras cidades do Centro-Norte do Piauí neste domingo, dia 3 de agosto de 2025. O aviso, que está em vigor desde às 3h da madrugada e segue até às 3h da madrugada de segunda-feira (4), destaca o risco de incêndios florestais e possíveis danos à saúde da população devido à baixa umidade do ar.

De acordo com o INMET, a umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 30% em algumas áreas, bem distante dos 60% considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, cresce a preocupação com problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos e aumento das chances de focos de incêndios em áreas de vegetação.

O alerta amarelo representa o primeiro nível na escala de severidade do INMET, que classifica os avisos de baixa umidade em três categorias:

  • Perigo Potencial (amarelo)

  • Perigo (laranja)

  • Grande Perigo (vermelho)

Neste domingo, mais de 60 municípios piauienses estão sob aviso. Entre eles, destacam-se: Teresina, Agricolândia, Água Branca, Altos, Amarante, Campo Maior, Castelo do Piauí, José de Freitas, União, Pedro II, Valença do Piauí, entre outros.

Diante do cenário, o INMET orienta a população a adotar medidas preventivas, como evitar exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia, aumentar a ingestão de líquidos, umidificar ambientes internos e evitar queimadas, mesmo que controladas, para reduzir os riscos de incêndios.

Em entrevista, o meteorologista responsável pelo monitoramento no Piauí, Carlos Eduardo Barbosa, destacou que este período é crítico para o Semiárido:

“Estamos atravessando a estação mais seca do ano, que costuma coincidir com temperaturas mais elevadas e índices de umidade muito baixos. É fundamental que a população siga as recomendações, cuide da saúde e evite qualquer atividade que possa gerar fogo em matas e terrenos baldios”, alertou.

As autoridades também reforçam que, em caso de focos de incêndio, a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros devem ser acionados imediatamente pelo número 193.

Para acompanhar novos avisos, o INMET disponibiliza atualizações em tempo real em seu site oficial (inmet.gov.br) e no aplicativo gratuito INMET Info, disponível para smartphones.

Cidades sob alerta amarelo:
Além de Teresina, o aviso atinge municípios como Agricolândia, Água Branca, Alto Longá, Altos, Amarante, Angical do Piauí, Aroazes, Arraial, Assunção do Piauí, Barra D’Alcântara, Barro Duro, Beneditinos, Boqueirão do Piauí, Buriti dos Montes, Campo Maior, Capitão de Campos, Castelo do Piauí, Cocal de Telha, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, Elesbão Veloso, Francinópolis, Francisco Ayres, Hugo Napoleão, Inhuma, Jardim do Mulato, Jatobá do Piauí, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Lagoinha do Piauí, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Lagoa do Sítio, Miguel Leão, Milton Brandão, Monsenhor Gil, Nazária, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Oriente do Piauí, Novo Santo Antônio, Olho D’Água do Piauí, Palmeirais, Passagem Franca do Piauí, Pau D’Arco do Piauí, Pedro II, Pimenteiras, Prata do Piauí, Regeneração, Santa Cruz dos Milagres, Santo Antônio dos Milagres, São Félix do Piauí, São Gonçalo do Piauí, São João da Serra, São Miguel da Baixa Grande, São Miguel do Tapuio, São Pedro do Piauí, Sigefredo Pacheco, União, Valença do Piauí e Várzea Grande.