No cenário característico do B-R-O-Bró, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de baixa umidade para o estado do Piauí, incluindo a capital, Teresina, e outras regiões do Centro-Norte e Sudeste piauiense. Nesta quarta-feira (11) a previsão da umidade relativa do ar deverá variar entre 20% e 30%.
Conforme o órgão, o alerta é classificado como “Perigo Potencial”, começa a valer nesta quarta-feira e seguirá até as 21h do mesmo dia. A previsão de umidade relativa do ar variando entre 20% e 30% aumenta os riscos de incêndios florestais e pode impactar a saúde da população, especialmente em áreas urbanas, onde o clima seco é mais severo.
O período de estiagem no Piauí ainda não tem previsão de término, e a ausência de chuvas, associada ao aumento das temperaturas, coloca o estado em uma situação de alerta. A população deve ficar atenta às orientações das autoridades e seguir as recomendações para reduzir os impactos da seca e da baixa umidade.
As condições atuais são típicas do período conhecido como B-R-O Bró, quando as temperaturas em Teresina e em outras regiões do Piauí atingem os picos mais altos do ano. Essa época, que compreende os meses de setembro a dezembro, é marcada por um prolongado período de estiagem, agravando os efeitos do clima seco e a escassez de chuvas. Para os próximos 15 dias, a previsão não indica nenhuma mudança significativa nesse cenário, e a chance de precipitação permanece em 1%.
Clima seco se intensifica
Conforme dados do INMET, não há previsão de chuva para os próximos 15 dias em Teresina. O sol prevalecerá, com poucas nuvens ao longo do dia e noite. A umidade relativa do ar oscilará entre 26% e 52%, reforçando a necessidade de cuidados com a saúde, especialmente a hidratação e a redução de atividades físicas em horários de maior calor. As temperaturas continuarão elevadas, com mínimas entre 24°C e 26°C e máximas entre 38°C e 42°C.
As condições de seca no Piauí não devem melhorar até o final de setembro, segundo os modelos meteorológicos. A previsão indica que as chuvas só devem retornar ao estado no final de outubro, início do período chuvoso que normalmente começa na segunda quinzena de novembro. Até lá, a população deve continuar a lidar com o impacto da baixa umidade e as altas temperaturas.
Fonte: Portal O Dia