Industria de Fecularia inicia construção em Padre Marcos e deve gerar 60 empregos diretos

Nesta última semana, o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, visitou o início de um grande empreendimento no ramo da agricultura: a construção de uma fábrica de fécula de mandioca. O projeto, que promete gerar empregos diretos e indiretos no município e na região, visa à produção, industrialização e comercialização de amido e féculas de mandioca.

O empreendimento, liderado por um grupo de empresários do Paraná e Pernambuco, está sendo construído na comunidade Divisão, próximo à Barragem do Estreito, na divisa entre as cidades de Padre Marcos e Francisco Macedo. Apesar da localização estratégica, a fábrica está sendo erguida no território de Padre Marcos, conhecida como Terra da Boa Esperança.

Durante a visita ao local das obras, além do prefeito Valdinar, estiveram presentes o ex-prefeito de Araripina, Pernambuco, Alexandre Arraes, que é sócio da fábrica; Edson Barbaresco, do Paraná, também sócio; e líderes políticos de Padre Marcos e Francisco Macedo.

Com um terreno de 2,3 mil metros quadrados, a unidade terá capacidade para produzir 200 toneladas diárias de féculas e outros produtos, absorvendo a produção de mandioca da região e movimentando a economia local. O empreendimento deve gerar 60 empregos diretos e 4 mil indiretos, e a previsão é que a indústria seja concluída até março de 2025.

Em entrevista, o prefeito Valdinar Silva destacou a importância do empreendimento para a região, afirmando que a fábrica será um marco no desenvolvimento econômico local. “É uma grande alegria receber uma obra desse porte em Padre Marcos. Esta indústria de fécula de mandioca, desenvolvida por um grupo de empresários do Paraná e Pernambuco, vai gerar empregos diretos e indiretos, promovendo o desenvolvimento de Padre Marcos e dos municípios vizinhos. Também incentivaremos nossos agricultores a cultivar mandioca, fortalecendo a economia local. Estamos de portas abertas para esta parceria, que trará resultados positivos para toda a região.” Disse.

O empresário Edson Barbaresco, falou sobre o investimento. “É com muito orgulho que iniciamos este grande investimento na região do Piauí. Estamos nos unindo aos pequenos agricultores, aproveitando a terra fértil e o clima favorável, o que nos permitirá produzir uma variedade de produtos. Aqui nos sentimos em casa; o povo nordestino é extremamente acolhedor e recebemos um ótimo apoio da gestão local, que se mostrou séria e comprometida. Essa parceria evidenciou o potencial do município e do estado, possibilitando a concretização desta fábrica. Serão gerados mais de 60 empregos diretos e, entre a agroindústria e a agricultura, mais de 4 mil empregos indiretos.” Frisou.

Ainda de acordo com Edson, o projeto conta com o apoio do governo do estado e produzirá fécula de mandioca, farinha de mandioca e polvilho doce, conhecido como goma seca. “Enaltecer o apoio do governo do estado, e das administrações municipais da região, fomos bem atendido e é por isso que a fábrica está sendo instalada aqui. Essa região, eu considero a última fronteira agrícola do nosso país que é viável, que é o motivo pelo qual estamos investindo, fizemos vários estudos no Brasil inteiro para ver a viabilidade, e o Piauí tem potencial muito grande de produção.” Pontuou.

Alexandre Arraes, ex-prefeito de Araripina e sócio da fábrica, também destacou a relevância do investimento para a região. “É uma grande alegria poder investir no Piauí, especialmente aqui em Padre Marcos, uma região com enorme potencial de desenvolvimento. Contamos com o apoio do Governo do Estado, do deputado Georgiano, do prefeito de Padre Marcos, e das lideranças locais. Convidamos também os demais prefeitos da região para visitarem as obras e conhecerem este projeto que promete transformar nossa economia promovendo emprego e renda.” Relatou.

Mais fotos;