Incidência de dengue aumenta para 61% no Piauí; Saúde recomenda teste rápido

O Piauí registrou um aumento de 61,1% na incidência de dengue na décima semana epidemiológica, comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) no último domingo (10).

Veja o boletim completo aqui

Segundo o informe, em 2023 eram 1480 casos prováveis, já este ano, o número subiu para 2.384. Sobre o número de casos confirmados, em 2023 foram 1.197 e em 2024, 1.345 casos.

Os municípios com maior número de casos prováveis são:

  • Teresina: 851
  • Bom Jesus: 536
  • Currais: 230
  • Guadalupe: 80
  • Ribeiro Gonçalves: 71

Em relação aos óbitos da doença, o Piauí registra apenas uma morte no município de Bom Jesus.

Testes rápidos para dengue

O Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de testes rápidos para diagnóstico e fechamento de casos de dengue. De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, foi elaborada uma nota técnica para orientar estados e municípios sobre o uso de testes rápidos para dengue.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, informou que a distribuição dos testes dependerá da quantidade de casos notificados em cada região.

“Segundo o Ministério da Saúde, eles vão adquirir e distribuir aos estados e o quantitativo em relação a isso vai depender dos casos notificados. Nós fomos alertados de que os testes, quando adquiridos, serão distribuídos para o estado”, informou.

Fonte: Cidade Verde (Com informações Gorete Santos – TV Cidade Verde e Agência Brasil)