Um incêndio de grandes proporções atinge a vegetação de uma fazenda no município de Canto do Buriti, no Sul do Piauí, há cerca de dez dias. A propagação das chamas tem preocupado autoridades, já que a área está a aproximadamente 12 quilômetros do Parque Serra das Confusões.
A estimativa é que as chamas tenham destruído uma área de quase seis mil hectares. Por conta disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBM-PI) mobilizou uma operação para tentar controlar a propagação do fogo e evitar maiores problemas para a população e ao meio ambiente.
Uma das preocupações é a velocidade de propagação das chamas, que já devastou uma área de quase seis mil hectares. “Todo incêndio em vegetação é complicado, porque onde o fogo está acontecendo não há combate direto e quanto mais vegetação maior a dificuldade de acesso”, pontuou o tenente-coronel José Veloso.
De acordo com o CBM-PI, a velocidade de propagação das chamas atualmente é de aproximadamente 38 hectares por hora com um total de 29 focos de incêndio ativos. Um helicóptero da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) foi acionado para reforçar e intensificar o trabalho das equipes mobilizadas no local.
Líder em focos de queimadas
De acordo com dados de satélites divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Piauí já registrou mais de mil focos de queimadas em 72 cidades somente neste mês de agosto, o quinto maior quantitativo entre todos os estados brasileiros.
A maioria dos focos de incêndio estão concentrados em municípios localizados no Cerrado piauiense, com 766 focos, o que representa 76,1% dos casos, enquanto na Caatinga são 241 focos, representando 23,9% dos casos.
As cidades piauienses com maios focos são:
- Uruçuí com 204 focos
- Floriano com 72
- Porto Alegre do Piauí com 53
- Corrente com 43
- Jerumenha com 40
- Manoel Emídio com 38
- Guadalupe com 37
- Baixa Grande do Ribeiro com 36
- Sebastião Leal com 34
- Alvorada do Gurguéia com 30
Canal de denúncias
Na última terça-feira (22), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) lançou um canal oficial para denúncias de fogo descontrolado e queimadas ilegais praticadas em todo o estado. O WhatsApp (86) 9 9421 6693 está disponível 24 horas e se soma aos dos demais órgãos competentes, como o CBM-PI, PM-PI e Defesa Civil.
Breno Moreno
redacao@cidadeverde.com