
Um incêndio de grandes proporções registrado no Aterro Sanitário de São Miguel do Tapuio, cidade localizada a 227 km da capital Teresina, pode ter sido ocasionado por um ato criminoso. O fogo começou na tarde do último domingo, dia 1º de julho, exatamente no dia que o local estava sem vigilância.
Por ficar próximo da área urbana da cidade, a fumaça acabou por invadir as residências na região, causando incômodos como irritações nos olhos e nas vias respiratórias das pessoas.
Segundo reportagem do Portal Samita, foi constatado que o fogo teve início em pelo menos três pontos distintos, um deles seria uma área ocupada por lixo que aguardava tratamento, separada de outra área por uma vala recém-escavada e que está ocupada com água das chuvas.
O Secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Miguel Araújo Nogueira, disse que assim que tomou conhecimento do incêndio, a prefeitura disponibilizou vários homens, dois carros pipas e também uma retroescavadeira, para combater o fogo.
“Estamos fazendo tudo, mas incêndios em lixos sobre aterro são difíceis de serem controlados, porque se apaga por cima, mas na verdade ainda existe por baixo. Conseguimos conter as chamas e estamos agora jogando terra sobre os focos que vão aparecendo e colocando água para fazer o resfriamento”, disse o Secretário.
O Secretário explica ainda que o prejuízo seria maior se o fogo tivesse atingido as células do Aterro que possui gás metano, o qual é inflamável. “Foi muito significativo o incêndio, mas não atingiu as células que contem a manta de proteção. Caso isso tivesse acontecido, dificultaria os trabalhos e talvez queimasse por muitos dias” afirmou.