Idepi conclui 80% das obras de abastecimento de água em comunidades de Pimenteiras

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) avança com obras importantes para garantir o abastecimento de água em comunidades do interior do estado. Em Pimenteiras, cerca de 80% da construção dos sistemas simples de abastecimento de água nas localidades Cacimba dos Cavalos e Malhadinha já foram concluídos. Com investimento de R$ 667.406, o objetivo é assegurar o acesso à água potável para dezenas de famílias que enfrentam há anos a escassez hídrica.

Segundo o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, além da infraestrutura, a ação representa um avanço social. Ele destaca que o acesso à água é um direito básico e o compromisso do órgão é garantir esse recurso essencial a cada vez mais comunidades. A engenheira Ângela Veras, responsável pela fiscalização da obra, explicou que o projeto inclui captação de água, sistema de bombeamento, reservatórios elevados e rede de distribuição, tudo planejado para oferecer durabilidade e atender à demanda das famílias com base nas características do terreno.

Outra obra de destaque é a Adutora Padre Lira, recentemente concluída no município de Dom Inocêncio. A estrutura é considerada uma das mais importantes do Governo do Estado na área hídrica e beneficia mais de 12 mil pessoas com abastecimento regular. A obra recebeu investimento de R$ 41,9 milhões e conta com 50 quilômetros de extensão, captando água do Reservatório Jenipapo, em São João do Piauí. O sistema inclui duas estações elevatórias, uma estação de tratamento de água, um reservatório central em concreto armado com capacidade de 400 mil litros e 18 sistemas reservatório-bebedouro, que também atendem à zona rural e aos animais da região.