
Picos, uma das cidades mais importantes do interior do Piauí, foi palco da primeira edição do Picos Cidade Junina, um evento promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Turismo. Durante dois dias de intensa festividade, milhares de pessoas se reuniram no estacionamento do Piauí Shopping para prestigiar o Festival de Quadrilhas e os shows de artistas locais e renomados nacionalmente.
O Picos Cidade Junina foi planejado visando valorizar a cultura junina e fomentar o turismo na região, promovendo uma grande celebração do São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste brasileiro. O evento reuniu não apenas moradores da cidade, mas também visitantes de diversas partes do estado, que se encantaram com a programação diversificada e a energia contagiante do festival.
A primeira noite do evento, que sedia o Festival Nordestino de Cultura Junina, realizada nesta sexta-feira, 02, contou com apresentações de quadrilhas com apresentações dos grupos Amor Caipira, Explosão Caipira e Arrasta Pé dos Caipiras, shows musicais com Mara Pavanelly, Jonas Esticado, e Karlla Thalyta.

O evento reuniu diversas autoridades como o governador Rafael Fonteles e do secretário do Turismo, Pablo Santos, os deputados estaduais, Severo Eulálio, Nerinho, Fábio Xavier e Simone Pereira; vereadores de Picos; o prefeito Admaelton Bezerra (São José do Piauí); prefeito Naerton Moura (Sussuapara); prefeito Erivelto Barros (Bocaina); prefeito Clayton Barros (Paquetá); prefeito Barroso Neto (Santa Cruz do Piauí) e Luís José (Francisco Santos).

Na oportunidade, Rafael frisou a importância de manter festividades como essa para a valorização das tradições e ainda parabenizou o gestor da pasta do Turismo por incentivar e fortalecer o Turismo de Negócios no Estado, que movimenta todo o setor turístico da região. “Parabenizo a cidade de Picos por essa incrível festa que está sendo proporcionada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo. É nosso compromisso resgatar as festividades juninas em todo o Estado do Piauí, especialmente em Picos. No próximo ano, tenha certeza de que essa festa será dez vezes maior, pois o povo de Picos merece.” Disse.

Pablo Santos ressaltou ainda a importância do evento no desenvolvimento e economia da cidade. “Muito feliz com essa festa bonita. O Piauí merece celebrar culturas e tradições. Reconhecemos a importância delas para o turismo piauiense, pois oportuniza o acesso de visitantes ao que produzimos, dão visibilidade aos nossos atrativos, geram emprego e renda, preservam nossas tradições. O turismo de eventos é um grande propulsor da economia”, relatou o secretário.

No último sábado (3), segundo dia de evento, uma multidão marcou presença na cidade junina para prestigiar o Festival de Quadrilhas, que contou com apresentações de grupos juninos do Piauí, Ceará e Bahia, além dos empolgantes shows de Fafá Santana, Forró Sacode, Eric Land e Márcia Felipe.

Além do animado público presente, destacaram-se na última noite do Picos Cidade Junina o secretário de Turismo, Pablo Santos, o deputado estadual Thales Coelho, o deputado federal Jadyel da Jupi, vereadores, autoridades e lideranças políticas da cidade de Picos.

O Picos Cidade Junina foi uma realização da Pronome Eventos com patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo (Setur). A organização foi da Associação Brincantes do Folclore Nordestino, em parceria com Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí (FEQUAJUPI) e apoio do Piauí Shopping.
Resultado do 13º Festival Nordestino de Cultura Junina
1º — Explosão Estrelar (Teresina – PI)
2º — Nação Nordestina (Juazeiro do Norte – CE)
3º — Asa Branca (Campos Sales – CE)
4º — Mandacaru do Sertão (Barras – PI)
5º — Arrasta Pé dos Caipiras (Picos – PI)
6º — Amor Junina (Elesbão Veloso – PI)
7º — Explosão Caipira (Picos – PI)
