
O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, realizou a 100ª cirurgia eletiva pediátrica em pouco mais de sete meses desde a implantação do serviço na unidade. O número representa um avanço significativo na assistência cirúrgica local, beneficiando crianças de todos os municípios da região e fortalecendo a saúde pública do Vale do Guaribas.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) implantou os serviços de cirurgia pediátrica eletiva no Hospital Regional Justino Luz em outubro do ano passado. Em abril deste ano, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) assumiu a gestão hospitalar, com o objetivo de ampliar os serviços e a estrutura do hospital.
“Chegar a centésima cirurgia pediátrica eletiva representa um impacto extremamente positivo para toda a população de Picos e região, já que, antes, esses pacientes precisavam se deslocar até Teresina para ter acesso a esses procedimentos, além de aguardarem a alta para retornar. Realizar as cirurgias no próprio Justino Luz é uma grande conquista para a população da região”, destaca o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.
José Lucas Talles Ferreira Luz, cirurgião pediátrico da unidade, detalha os tipos de procedimentos mais realizados. “As cirurgias eletivas que mais realizamos, no Justino Luz, são as correções de hérnias inguinais, umbilicais e epigástricas; postectomias, que consistem na correção de fimose; e orquidopexias, quando o testículo não se encontra na posição correta”, ressalta.
Por sua vez, o diretor técnico do Justino Luz, Fabrício Melo, ressalta as recentes mudanças pelas quais o hospital passou. “O centro cirúrgico passou por algumas adaptações, como o incremento de materiais para monitorização infantil e pediátrica. Com o apoio do Governo do Estado e a gestão da SBCD, a ampliação dos serviços e o avanço no processo das cirurgias eletivas tendem a ser ainda mais otimizados, resultando em um ganho importante para a população de toda a região”, finaliza.