Hospital da UFPI é entregue e começa a receber pacientes vindos do Samu

O primeiro hospital de campanha em Teresina, instalado no Centro de Treinamento de Badminton, no setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi entregue nesta terça-feira (19) e começou a receber os primeiros pacientes com suspeita de Covid-19 trazidos pelo Samu.

Segundo Hormone Oliveira, diretor do hospital de campanha, os pacientes admitidos serão encaminhados através de Unidades de Prontoatendimento (Upas), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais de periferia, além do Samu.

“Essse hospitais irão entrar em contato com a central Covid dizendo que tem um paciente com suspeita de Covid e que precisa de internação e mandará o paciente. Na frente do hospital, temos uma triagem onde será feito o teste rápido, o teste tipo swab para confirmar a Covid. Caso o paciente tenha indicação de internação e seja Covid, a gente ingressa ele na nossa arena de atendimento de condução, começa o tratamento clínico e a partir da evolução do quadro clínico, a gente vai encaminhá-lo para outro hospital de acordo com a complexidade”, explica o diretor do hospital de campanha que recebeu o nome de Padre Pedro Balzi.

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

No total, 413 profissionais trabalharão no Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, pessoal administrativo, de serviços gerais e de apoio.

O hospital de campanha possui 86 leitos, sendo quatro de estabilização e os demais de internação.

Fonte: Cidade Verde