O Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Acauã, vinculado à 1ª Companhia do 20° Batalhão da Polícia Militar de Paulistana–PI, apresentou o relatório de ações realizadas em 2024. O balanço detalha operações, prisões e apreensões, além de destacar a redução de crimes violentos na cidade.
O GPM é formado pelos cabos Humberto (comandante), Hipólito, Franklin, Edmilson e soldado Amorim.
No período, foram cumpridos dois mandados de prisão e registrados dois casos de violência doméstica contra a mulher. A atuação da equipe resultou na apreensão de uma arma de fogo e na apreensão de um menor. No combate a crimes patrimoniais, o GPM recuperou 11 veículos com restrição de roubo, furto ou adulteração, além de quatro produtos furtados. Foram registrados nove furtos, incluindo casos de furto qualificado.
As ações do GPM também levaram à prisão de quatro indivíduos em flagrante e à lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O grupamento cumpriu um mandado de busca e apreensão, totalizando 30 prisões, apreensões e conduções à Delegacia de Polícia. Além disso, foram realizadas oito operações integradas em parceria com outras forças de segurança e promovidas 12 palestras da Patrulha Maria da Penha, voltadas ao combate à violência contra a mulher.
O relatório destaca que nenhuma ocorrência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) ou Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) foi registrada no município em 2024, demonstrando o impacto das ações preventivas e repressivas na segurança.
O comandante do GPM de Acauã, cabo Humberto Júnior, avaliou positivamente os resultados do ano. Ele ressaltou que 2024 foi marcado por operações de inteligência e prisões em flagrante tanto dentro do município quanto nas divisas com Paulistana e com os municípios pernambucanos de Afrânio e Dormentes.
“O ano de 2024 foi bastante movimentado, com diversas ações de inteligência e prisões em flagrante, tanto na área do município quanto nas divisas com a cidade de Paulistana e com Pernambuco, abrangendo as cidades de Afrânio e Dormentes”, realtou.
O praça também destacou o impacto das operações conjuntas. “Tivemos ações integradas com a Força Tática de Paulistana, a Polícia Civil do Piauí e a Polícia Civil de Pernambuco, o que nos permitiu alcançar uma alta eficácia na resolutividade das ocorrências. Além disso, conseguimos zerar os dois principais índices que medem o nível de segurança pública na cidade, o que contribuiu para aumentar a sensação de segurança da população: os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP)”, afirmou.
As ações do GPM contaram com o apoio do 20° BPM, sob o comando do tenente-coronel Félix e da subcomandante major Rozileide, além da Força Tática do batalhão, do policiamento convencional e da Polícia Civil dos estados do Piauí e de Pernambuco. O trabalho também teve suporte da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Acauã.