Governo do PI lança Plano da Primeira Infância com desafio de aperfeiçoar atendimentos

O governo do estado lançou na manhã desta segunda (25) o Plano Estadual da Primeira Infância durante solenidade na região central da capital.

A iniciativa desenvolvida pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), a Coordenação do Pacto pelas Crianças do Piauí e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome tem como objetivo uniformizar as ações em defesa das crianças e preparar gestores para a atuação nas 224 cidades do estado.

O plano estadual foi elaborado por metodologia participativa, foram realizados sete  Seminários Descentralizados da Primeira Infância no SUAS/PCF, Programa Criança Feliz, que aconteceram no período de junho de 2023 a abril de 2024, envolvendo 2.237 técnicos e gestores dos 224 municípios nas áreas da Assistência social, da saúde, da educação e da sociedade civil.

Coordenadora do pacto pelas crianças, a primeira-dama Isabel Fonteles valorizou o lançamento do plano estadual.

“O plano que vai servir de guia tanto para a formulação como para a implementação de políticas públicas integradas para a primeira infância, que são as crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social. Então esse plano vai servir de guia para o governo e o Estado e também para os municípios na construção de seus planos municipais na primeira infância. A gente aqui junto a SASC quer também entrar com apoio para auxiliar os municípios na construção e reformulação de seus planos”, afirmou.

Já a secretária de assistência social, Regina Sousa, avaliou positivamente os dados apresentados.

“Todas as políticas públicas têm que fazer o plano de 10 anos, as metas para 10 anos, e a cada ano ir monitorando para ver o que está sendo feito. O pessoal do Ministério está aqui para ajudar os municípios na prestação de conta, porque alguns têm muita dificuldade. Então, se não tiver a prestação de conta bem feita, não tem dinheiro em 2025. Temos uma boa notícia, que foi a avaliação que saiu ontem, da avaliação do cumprimento das condicionalidades, do acompanhamento das condicionalidades que é de SASC. O Piauí se saiu muito bem acima da média nacional. Então, nossa meta é chegar tudo acima de 80% e a gente quer chegar muito mais”, afirmou Regina Sousa.

Fonte: Cidade Verde