Governador do DF Ibaneis Rocha recepciona prefeitos piauienses em jantar durante a XXVI Marcha a Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), recebeu na noite da última segunda-feira, 19, uma comitiva de 59 prefeitos piauienses em um jantar no restaurante Versá, marcando a noute do primeiro dia das atividades da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O encontro reuniu gestores municipais que estão na capital federal para participar do maior evento municipalista da América Latina, que este ano debate o tema “Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil” no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Com raízes no Piauí, o governador — nascido em Brasília em 1971, mas criado no município de Corrente — falou ao receber os conterrâneos. “É uma alegria imensa receber os prefeitos do estado onde fui criado, onde meus pais nasceram”, declarou Ibaneis. O gestor lembrou que os piauienses formam a quarta maior comunidade migrante no DF, com mais de 350 mil pessoas entre nascidos no Piauí e seus descendentes.

Ibaneis ofereceu apoio concreto aos gestores municipais. “Me coloco à disposição desses prefeitos para que tenham o atendimento necessário aqui no DF”, afirmou. O governador foi além, prometendo articular demandas junto ao governo federal. “Vou distribuir meu telefone pessoal para cada prefeito, pois quero ajudá-los como um representante do Piauí em Brasília”.

O governador distrital falou sobre o seu partido MDB, que controla ministérios estratégicos como das Cidades e o Desenvolvimento Regional, destacando canais privilegiados para viabilizar projetos municipais. “Temos influência em pastas fundamentais como infraestrutura, saneamento e habitação”, observou, referindo-se ao Minha Casa Minha Vida e outros programas federais.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM)e prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra Sousa, dirigiu-se ao governador Ibaneis Rocha durante o encontro em Brasília, destacando a importância estratégica da união entre os municípios piauienses e o governo distrital.

“Aqui temos prefeitos em primeiro mandato que assumiram agora em janeiro, e isso é extremamente significativo para nós. São novas lideranças que trazem sangue novo para a política municipalista do nosso estado”, afirmou.

O líder municipalista expressou seu apoio à possível candidatura do governador ao senado federal. “Nós não temos a menor dúvida da sua eleição para senador da República. Essa é uma convicção que todos nós, prefeitos piauienses, compartilhamos”. E complementou, destacando o peso político da diáspora piauiense. “Embora no meu caso específico eu não vote aqui no DF, sabemos que existem milhares de piauienses residentes em Brasília que têm esse direito. E pode ter certeza absoluta que cada um de nós vai trabalhar intensamente para eleger o senhor como senador da República e continuar apoiando o governador do Distrito Federal”.

Admaelton Bezerra estendeu um convite ao governador distrital para quando visitar o Piauí. “Quero dizer que a APPM, a Associação Piauiense dos Municípios, mantém suas portas abertas para quando o senhor resolver nos visitar no Piauí. Será uma enorme honra e satisfação recebê-lo em nossa terra, e nos empenharemos para organizar uma recepção tão calorosa quanto esta que nos proporcionou aqui hoje — ou até melhor — para toda a sua comitiva”.

Por fim, o gestor sua fala agradecendo o convite e a recepção aos prefeitos piauienses na capital federal. “Mais do que tudo, quero expressar nossa imensa gratidão. Nós ficamos verdadeiramente felizes, com um orgulho que transborda no peito, ao ver nossos conterrâneos piauienses alcançando os mais altos postos na administração pública. Isso nos enche de esperança e nos mostra que o caminho do trabalho sério leva ao reconhecimento. Parabéns, governador! Muito obrigado por esta maravilhosa recepção, muito obrigado por tudo que representa para o nosso Piauí e por manter viva essa ligação especial com suas raízes”.

Em discurso o senador Marcelo Castro (MDB-PI) iniciou sua fala com um caloroso cumprimento a todos os presentes. “Quero cumprimentar aqui a todos os presentes, que vocês se sintam abraçados por mim. Temos uma diversidade da comitiva, formada por prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vice-prefeitas, alguns vereadores, assessores e lideranças que acompanham os prefeitos aqui neste jantar oferecido pelo nosso governador Ibaneis Rocha”.

O parlamentar destacou a trajetória de sucesso do governador. “Isso mostra o seu vínculo, a sua ligação, apesar de você ter saído do Piauí, enfrentado as adversidades que enfrentou, como todos nós piauienses que fomos estudar fora. É um vitorioso, venceu, hoje é governador, nada mais, nada menos do que do Distrito Federal do país. Que nos encheu de orgulho quando nós vemos esse piauiense ser eleito governador aqui do Distrito Federal”.

Em tom descontraído e acolhedor, a senadora Jussara Lima (PSD-PI) dirigiu-se ao governador Ibaneis Rocha durante o jantar, ressaltando sua profunda conexão com o Piauí. “A sua simplicidade tem tudo a ver com a gente, nós piauienses. Realmente o senhor não nasceu no Piauí, mas eu perguntei aqui pro senhor, o senhor falou: mas eu me considero piauiense”.

A senadora expressou o orgulho do conterrâneo ao governador o distrito federal. “E pra nós é um orgulho muito grande ter um governador de Brasília sendo esse ilustre piauiense. E dizer da alegria de estarmos todos aqui. O senhor nos oferecendo esse jantar, partilhando aqui da sua amizade, compartilhando com seus amigos também. E o que é que a gente quer? Que o senhor vá ao Piauí. Vai ser um prazer muito grande o senhor ir lá. A gente quer lhe receber com muito carinho”, finalizou.

Em seu discurso, o deputado federal Júlio César (PSD-PI) iniciou com uma análise econômica do Distrito Federal. “O DF é a unidade federada que tem a maior renda per capita, que tem o maior orçamento per capita das unidades federadas. Mas é o que tem mais obrigação”, referindo-se às responsabilidades da capital federal.

Sobre a gestão do governadordo distrital. “O governador Ibaneis é um orgulho do Brasil. Todos governadores, eu não vou excluir do meu estado, porque é um homem preparadíssimo. E o senhor sabe que a referência dele é no Brasil todo”. O deputado comentou sobre a expressiva presença piauiense no DF. “Aqui no DF, onde tem, um expressivo número de piauienses que tem aqui. A quarta maior população, são 500 mil piauienses. Então, nos orgulhamos, governador, de estar aqui”.

Mais fotos