25.3 C
Picos

Governador cria Gabinete de Crise para evitar desastres durante as chuvas

#

O governador Rafael Fonteles (PT) publicou decreto que cria um Gabinete de Crise que vai adotar medidas de emergência em razão das fortes chuvas e enchentes no estado.

Com o início do período chuvoso, o governador afirmou no decreto que existe um risco iminente de acidentes, decorrente dos alagamentos e inundações ocasionados pelas fortes chuvas e enchentes dos rios.

Segundo Rafael Fonteles, o objetivo do gabinete é atuar nas situações emergenciais, para que sejam adotadas rápidas providências por parte do governo.

“O objetivo do Gabinete de Crise é efetivar o conjunto de ações necessárias à prevenção, antecipação e resolução da crise instituída devido aos alagamentos e inundações e a adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade”, informou o governador no decreto.

O Gabinete de Crise vai funcionar no âmbito da Secretaria de Governo, de responsabilidade do secretário Marcelo Nolleto, com participação da Secretaria de Governo, Secretaria da Defesa Civil, Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Infraestrutura.

Também será criado um canal de informações por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, para facilitar o compartilhamento de informações relevantes sobre alagamentos e inundações por parte dos cidadãos.

O Gabinete instituído pelo decreto manterá suas atividades pelo tempo que durar a crise.

Chuva no litoral

Várias cidades piauiense já estão registrando fortes chuvas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram motoristas tentando passar por áreas alagadas e sendo arrastados na última quarta-feira (25) em Parnaíba, a 337 km de Teresina.

O gari Carlos Daniel, de 26 anos, chegou a encontrar 19 placas de veículos após a chuva em Parnaíba e decidiu usar as redes sociais para encontrar os proprietários.

Nesta sexta-feira (27), membros do Gabinete de Crise, o secretário de Governo Marcelo Nolleto, e a secretária de Defesa civil, Norma Suely, visitaram Parnaíba e conheceram a região conhecida como Piscinão, que alaga durante as chuvas em Parnaíba.

“É um problema complexo, mas o estado está aqui, estamos acompanhando as famílias para que a gente preste toda a assistência necessária”, disse o secretário de Governo.

Bárbara Rodrigues
redacao@cidadeverde.com

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas