segunda-feira , 29 junho 2020
Casa / Geral / Conheça a importância das normas de biossegurança para a proteção da sua saúde

Conheça a importância das normas de biossegurança para a proteção da sua saúde

Nesse tempo de pandemia os cuidados para manter a segurança dos pacientes em clinicas, consultórios e hospitais, se tornou de extrema importância. Com isso vem a necessidade de seguir com rigor os protocolos previstos pela Biossegurança dentro desses campos de atuação.  

Pois a biossegurança busca trazer um conjunto de ações voltadas para a prevenção e proteção do trabalhador e do paciente, diminuindo assim, os riscos a exposição a possíveis doenças doença.  

Em conversar com o Cirurgião-dentista Dr. André Dantas, ele ressalta a importância de seguir essas medidas de segurança. “Quando se trabalha diretamente com a saúde, em contato com fluidos corporais das pessoas e executando procedimentos invasivos, como é o caso dos dentistas, seguir as normas de biossegurança estabelecidas por órgãos reguladores é extremamente relevante para prevenir a transmissão de doenças infectocontagiosas de uma paciente para outra e entre paciente e profissional.”  

De acordo com o Dr. André em seu consultório odontológico, sempre foi rotina a proteção do paciente e profissional contra diversas doenças. Entretanto, atualmente com o surgimento do covid-19, doença viral de fácil disseminação, tais protocolos tornaram-se muito mais rigorosos.  

Cirurgião-dentista Dr. André Dantas

“Com isso foi feita várias novas medidas, dentre elas destacam-se: agendamento da consulta com espaço maior de tempo entre um paciente e outro para evitar aglomerações na recepção, uma triagem prévia do paciente sobre presença de possíveis sintomas da covid-19, aferição de temperatura ao chegar ao consultório, uso obrigatório de máscara para pacientes e acompanhantes, orientar higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%, fazer bochecho com peróxido de hidrogênio a 1%, uso de aventais descartáveis para pacientes e profissionais, dentistas e auxiliares devem utilizar óculos de proteção além de máscara PFF2/n95 e face shield, e deve-se desinfetar grande parte das superfícies do consultório entre consultas.” Diz o dentista  

Veja alguns cuidados ao chegar em casa após uma consulta odontológica:  

1 Deixe bolsa, carteira, chaves e outros objetos pessoais em uma caixa na entrada da sua casa. 

2 Higienize seu aparelho celular e os óculos com álcool 70%. 

3 Ao voltar para casa, não toque em nada sem antes se higienizar. 

4 Tire sua roupa e coloque-a em uma sacola dentro do cesto de roupas sujas. Lave com alvejante acima de 60°. 

5 Retire os sapatos.  

6 Tome banho e higienize bem as áreas mais expostas como mãos, punhos, pescoço e rosto. 

Com isso o Dr. André fala da importância da procura por ambientes que tenha essa precaução em adotar as normas de Biossegurança.  

“Devido ao grande potencial de transmissão e do considerável percentual de letalidade do coronavírus, medidas de prevenção e proteção devem ser preocupação coletiva, tanto de profissionais da saúde como dos usuários do serviço. Todavia, cabe à nós profissionais da saúde a iniciativa de orientar aos usuários sobre a relevância de implementar esses cuidados no nosso ambiente de trabalho e evidenciar que seguir as normas de biossegurança torna o atendimento odontológico mais seguro para todos.”  

Por Gustavo Dantas / Ascom

Sobre Humberto Júnior

Humberto Júnior
Cofundador do Portal Info Newss.

Verifique também

Fragmentos de óleo voltam a aparecer em três Estados do Nordeste

Fragmentos de óleo voltaram a aparecer em praias da Bahia, de Pernambuco e de Alagoas …