
O deputado estadual Georgiano Neto (MDB) fez um apelo em socorro aos municípios piauienses, assim como os de todos os estados, no sentido de que o Governo Federal e o Congresso Nacional encontrem medidas para apoiá-los. Segundo ele, as prefeituras estão em sérias dificuldades financeiras.
Segundo o parlamentar, essa situação de penúria em que se encontra as finanças municipais — especialmente as dos municípios do Piauí — se dá em função de quedas sucessivas dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Principal fonte de receita municipal, o FPM estaria caindo enquanto as despesas e novos compromissos, aumentando.
O apelo do deputado aconteceu durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (27), quando foi destacado o esforço dos prefeitos piauienses em participar da 25º Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, ocorrida de 20 a 23 deste mês. Georgiano elogiou o empenho dos cerca de 100 prefeitos do Piauí, que se deslocaram à capital federal para se somar a colegas de todo o País reivindicando providências do Governo Federal e Congresso. O parlamentar acrescentou que o evento foi positivo e disse estar otimista quanto às perspectivas de melhoria financeira dos municípios.
“Meu cumprimento especial aos prefeitos piauienses, que, em mais uma marcha, marcaram presença de uma maneira expressiva, com a presença realmente de dezenas, quase uma centena deles, que estiveram em mais uma marcha dos prefeitos”, declarou. “Saímos de lá muito esperançosos, muito otimistas, de que o Governo Federal, em parceria com o Congresso Nacional, haverá de tomar importantes decisões que beneficiem os municípios piauienses e brasileiros”, disse Georgiano Neto. “Naturalmente que isso traz um sentimento de otimismo, de confiança e de muita esperança”, completou.
Dias melhores
O parlamentar do MDB finalizou seu discurso transmitindo confiança em melhores dias às prefeituras. “Que realmente a saúde financeira dos municípios — isso inclui as capitais e os municípios do interior — possam realmente viver dias melhores e naturalmente que isso se transformará em mais resultados e mais benefícios para a população que mais precisa.” Ainda segundo o deputado, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deve ser decisiva quanto à melhora das condições de gestão pública por parte das prefeituras, em questões, como financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), da educação, da saúde, reforma tributária, obras paralisadas, etc.
Fonte: Piauí Hoje (por Sérgio Fontenele)