
A Prefeitura Municipal de Francisco Macedo-PI, gestão do prefeito Nonato Alencar, publicou nesta última quinta-feira (21), o decreto n° 017/2020 prorrogando a vigência dos decretos municipais nº005, 006 e 008 de 2020 até 07 de junho, em virtude da evolução do contágio do Novo Coronavírus no Estado do Piauí e sobretudo na região, obedecendo recomendações das autoridades de saúde no país.
Com o novo decreto, permanecem suspensas as aulas e atividades coletivas ou eventos que gerem aglomeração de pessoas, a suspensão das atividades comerciais, e dispõe sobre a declaração de estado de calamidade pública em razão da grave crise decorrente da pandemia do Covid-19, em todo o território do município.
De acordo com o texto do novo documento, às atividades coletivas ou eventos sejam eles culturais, religiosos, esportivos, artísticos e shows ou de qualquer natureza que ocasionem aglomeração de pessoas, continuam proibidas a realização destes, bem como a suspensão de banho em barragens, visitas a locais turísticos e a feira livre.
Também fica estabelecido a suspensão de todas as atividades comerciais no município, com exceção para serviços essenciais dispostos pelo Governo do Estado.
Vale ressaltar que a fiscalização do cumprimento dos decretos continuará sendo realizada na cidade. A equipe de Vigilância Epidemiológica e Sanitária e a polícia Militar continuarão dando orientação aos estabelecimentos e a população, bem como, viajantes, vendedores, representantes e fornecedores, dentre outros.
Em entrevista o prefeito municipal, Nonato Alencar, destacou a importância das medidas adotadas: “Todas as nossas determinações visam à saúde e o bem-estar de todos, então devemos nos adaptar as mudanças e recomendações de prevenção e enfrentamento a pandemia”. Disse.
Veja o Decreto na íntegra, clique aqui;