Fortes chuvas registradas em cidades da região de Picos causam cheia em rios, e fazem barragens transbordarem e romperem

#

Após um longo período de estiagem, um grande volume de chuvas foram registradas durante o final do ano de 2021 e início de 2022, em municípios localizados na macrorregião de Picos, causando cheias em rios e riachos, e fizeram barragens transbordarem e romperem.

A chegada das chuvas foi festejada por muitos internautas que fizeram diversas postagens nas redes sociais. Neste domingo, dia 02 de janeiro, diversos vídeos e imagens foram divulgados mostrando os impactos causados pelas fortes chuvas.

Na cidade de Fronteiras uma das mais castigadas pelas chuvas, o centenário açude da localidade Boa Vista não resistiu às forças das águas e rompeu. 

Em Padre Marcos, a barragem da Boa Esperança que fica localizada na saída da cidade em direção a Simões, voltou a transbordar menos de um ano depois.

O rio Curimatá que deságua na barragem do Estreito no município de Francisco Macedo aumentou o volume, e provocou uma grande cheia.

Em Belém do Piauí, o principal rio da cidade também registrou cheia. As águas da Boa Esperança estão sendo desaguadas na barragem Caraíbas, no município de Massapê do Piauí.

Na divisa entre as cidades de Padre Marcos e Belém, o açude do Caboclo também recebeu as primeiras aguas do ano.

Na centenária terra do galo, apesar das chuvas o açude Tiririca continua com nível crítico. O reservatório localizado na cidade de Jaicós, era há décadas uma das fontes de abastecimento de água da população.

Foto: Reprodução Tv Galo

Outras Regiões do Estado

Já o rio Parnaíba na cidade de Floriano chegou a um nível acima da cota de alerta, conforme boletim emitido pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), no domingo (02). Em Teresina, o volume de água segue apenas em cota de atenção.

O nível atual do rio Parnaíba na capital é de 5,19 m, acima da cota de atenção de 4,80 m, sendo prevista uma elevação do nível para cota de 5,25 m nas próximas 8h, mas que ainda ficará abaixo da cota de alerta de 5,50 m.

O impacto do aumento da vazão liberada em Boa Esperança desde o último no dia último 28 deve começar segundo CPRM, a ser observado na cidade a partir dessa semana.

Inmet alertou para chuvas fortes no estado

Inmet alertou para chuvas fortes no estado Ontem, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu cinco alertas válidos, todos eles referentes a riscos potenciais e perigos de chuvas intensas e tempestades em várias regiões do estado. INMET publica aviso iniciando em: 03/01/2022 09:40. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Vídeos:

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas