
A Prefeitura Padre Marcos – PI, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início na manhã da última terça-feira, 06, a formação do programa ‘Volta ao Novo: desenvolvimento de competências socioemocionais’.
O programa tem como objetivo apoiar educadores no acolhimento da comunidade escolar e na inclusão das competências socioemocionais no planejamento do eventual retorno das aulas presenciais.
No município, o programa tem como articuladora a supervisora de ensino da rede municipal, Luzimar Carvalho, que abordou sobre o tema do primeiro encontro formativo, o eixo Resiliência Emocional.
Resiliência emocional
Resiliência emocional envolve as competências de tolerância ao estresse, tolerância à frustração e autoconfiança, fundamentais para solucionar desafios, atravessar momentos de adversidade e atingir seus objetivos mesmo que o cenário não esteja favorável para isso.
O Secretário de Educação, Eraldo Gomes, falou sobre o programa, que visa preparar os educandos para retorno das aulas presenciais.
“O programa veio para nos auxiliar, trabalhando a questão socioemocional, em cinco eixos, para assim, desenvolvermos habilidades nos profissionais de autocontrole emocional, que com certeza irá nos ajudar no retorno das aulas”, salientou.
Luzimar Carvalho destacou sobre a importância do programa e também sobre o eixo explanado, resiliência emocional.
“Esse programa [Volta ao Novo] chegou em um tempo propício, ou seja, para ajudar os educadores a estar preparado emocionalmente e, também acolher os alunos nas voltas às aulas. Hoje, trabalhamos um dos eixos, a resiliência emocional, que permite aos alunos e professores lidar com o estresse inerente às transformações dos novos tempos”, pontuou.