Vanildo Caio da Silva, conhecido como Bode, que fugiu da Penitenciária Irmão Guido há cerca de um mês, foi recapturado pela Força Tática do 8º Batalhão da Polícia Militar, na noite deste sábado (07). Ele estava em um bar no bairro Deus Quer, na Zona Sudeste de Teresina.
Ele foi condenado a uma pena de 25 anos de prisão pelo crime de latrocínio — roubo de seguido de morte — ocorrido em julho de 2022. A vítima, Gabriel Siqueira Alves Ribeiro, 19 anos, foi encontrada num matagal, também no Deus Quer, após ficar quatro dias desaparecido.
Segundo a investigação realizada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Vanildo atraiu Gabriel para uma emboscada, onde ele foi capturado, morto e teve seus pertences subtraídos.
A equipe que realizou a prisão fazia rondas pelo bairro quando foi informada da que um foragido no sistema prisional estaria em um bar na região. Ao avistar a equipe, Vanildo empreendeu fuga. Ele tentou pular um muro, mas foi contido pelos policiais. Com ele foi encontrado um revólver, calibre 38, e munições.
A fuga
Na noite do dia 11 de novembro, 20 detentos fugiram da Penitenciária Irmão Guido, localizada na zona Sul de Teresina. A TV Cidade Verde apurou que todos os fugitivos também seriam suspeitos de integrar uma célula de uma facção criminosa.
Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus), os detentos usaram as ventanas de aeração — aberturas ou pequenas janelas projetadas para permitir a circulação de ar em ambientes fechados e obrigatórias pela arquitetura prisional — para realizar a fuga.
Foragidos
- Antônio das Graças Rios de Amorim Neto (recapturado)
- Sérgio Reis Rocha da Silva (recapturado)
- Carlos Eduardo Costa Fernandes
- Francisco Felipe Alves da Silva
- José Wilson da Silva Sousa (recapturado)
- Kawan Felipe Soares da Conceição
- Mário Eduardo da Silva Bonifácio
- Natanael Glayson da Silva Oliveira
- Raylan Paiva Ferreira
- Vanildo Caio da Silva (recapturado)
- Walef Roberto da Silva Sousa
- Franciel de Sousa Nunes
- Igor de Sousa Felix Pereira
- João Pedro Nunes Araújo (recapturado)
- Jefferson Silva de Moraes
- Kleber Alves da Conceição Silva
- Lucas e Silva Moura
- Lucas Henrique da Silva Nascimento
- Wellington de Sousa Santos
- Mateus Silva Araújo (recapturado)
A Secretaria da Justiça informou ainda que abrirá um procedimento de sindicância para apurar as circunstâncias do incidente e solicitará à Secretaria de Segurança a investigação por meio de Inquérito Policial.
Em agosto deste ano, foi concluída a reforma e ampliação dos pavilhões A, B e C da Penitenciária Irmão Guido. Segundo a Secretaria da Justiça (Sejus), todos os seis pavilhões da unidade passaram por obras de melhoria, o que possibilitou a criação de 286 novas vagas na penitenciária.
Fonte: Cidade Verde