Foragido condenado por matar ex-prefeito no Piauí é preso no Ceará

Raimundo Nonato Alves da Silva, de 60 anos, foi preso no último sábado (14), na cidade de Crateús, no Ceará, pelo assassinato do então prefeito de Altos, César Augusto Leal Pinheiro. O crime ocorreu em abril de 1996, e Raimundo estava foragido há três anos.

Condenado em 2019 pelo Tribunal do Júri a mais de 18 anos de reclusão, Raimundo pôde recorrer em liberdade após decisão judicial. No entanto, em 2021, com o trânsito em julgado do processo, todas as possibilidades de recurso foram esgotadas, e o mandado de prisão foi expedido contra ele.

Após a captura, Raimundo Nonato foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde cumprirá a pena determinada.

O crime

Em abril de 1996, o então prefeito de Altos, César Augusto Leal Pinheiro, foi morto com quatro tiros dentro de sua residência. De acordo com o Ministério Público do Piauí, o autor dos disparos, Raimundo Nonato, foi contratado pelo vice-prefeito da época, Antônio Orlando da Silva, por uma quantia de R$ 50 mil.

As investigações apontaram que Antônio Orlando estava insatisfeito com o ex-prefeito por ter negado a ele algumas nomeações de cargos na administração municipal. Diante dessa situação, ele recorreu a um intermediário para organizar a execução. O intermediário, então, contratou Raimundo Nonato para assassinar César Augusto.

Após a morte de César Augusto, Antônio Orlando assumiu o cargo de prefeito de Altos.

Em 2016, o ex-vice-prefeito chegou a ser condenado, porém o Conselho de Sentença, apesar de reconhecer sua autoria no crime, votou por sua absolvição. Seis anos depois, em 2022, Antônio Orlando foi condenado novamente pelo Tribunal do Júri, recebendo pena de 14 anos de prisão em regime fechado.

Fonte: Cidade Verde