FMS confirma aplicação de 867 doses de vacina contra Covid-19 em Teresina de lote suspenso pela Anvisa

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) confirmou que 867 pessoas receberam doses do lote suspenso cautelarmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aplicação aconteceu entre os dias 30 de julho e 1ª de setembro de 2021 na capital.

Em nota, o órgão afirmou que a notificação da suspensão foi realizada no dia 4 de setembro, dias depois da aplicação, e que ao tomar conhecimento, todas as doses foram recolhidas de postos de vacinação geridos pela FMS.

Ainda segundo a nota, a população vacinada com essas doses deve completar o esquema vacinal na data marcada no cartão com a vacina do mesmo laboratório (Coronavac) e com os lotes autorizados pela Anvisa, mantendo assim, a continuidade do plano de imunização.

O ofício da Anvisa também menciona o lote 202107101H, em que foram recebidas 11.920 doses pela Fundação, porém as doses já foram devolvidas às Secretária de Saúde do Piauí.

Lote suspenso

No dia 4 de setembro, a Anvisa suspendeu de forma cautelar cerca 25 lotes da vacina Coronavac no país, proibindo a distribuição e aplicação de doses envasadas em local não autorizado pelo órgão. Mais de 12 milhões de doses estão sob essas condições de restrição.

De acordo com nota divulgada pelo Instituto Butantan, laboratório responsável pela produção da vacina no país “a medida não deve causar alarmismo”.

Doses em Teresina

Após negar o recebimento de doses dos lotes suspensos, a Fundação Municipal de Saúde em Teresina confirmou em nota que a cidade recebeu e aplicou. A Sesapi recolheu as vacinas dos lotes suspensos que estavam nas salas de vacinação do estado.

*Estagiária sob supervisão de Caroline Oliveira.

Fonte: G1 Piauí