O atual prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves, está em busca de um segundo mandato à frente do Executivo Municipal. Na última semana, ele formalizou sua candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e agora aguarda a análise da Justiça Eleitoral.
Filipe Gonçalves encabeça a chapa majoritária da Coligação “Unidos pelo Desenvolvimento de Caldeirão”, com Vianney Alencar como candidato a vice-prefeito, ambos pelo Partido Social Democrático (PSD).
Além da chapa majoritária, foram registrados os pedidos de 20 candidaturas ao cargo de vereador. Representando o Partido Socialista Brasileiro (PSB), os candidatos são: Antônio Carlos dos Santos, Eliana Diniz, Elpídio Costa, Francisca Dalva, Glenda Maria, Marcondes Alencar, Marciano Antônio, Izaias Ferreira, Ray Pereira e Reginaldo José de Andrade.
Já pelo PSD, os candidatos são: Antônio Filho, Ananda Sousa, Alex Cirilo, Ennio Gonçalves, Josivan Nerielson, Luís Alencar, Matheus da Internet, Reginaldo Diola, França Miranda e Zulene Leal.
Conforme determina a legislação eleitoral, o registro de candidatura é um procedimento obrigatório para que os candidatos possam concorrer nas eleições. O prazo final para a solicitação desses registros é até o dia 15 de agosto, assegurando que os candidatos estejam oficialmente aptos a participar do pleito.
Com a formalização das candidaturas, a próxima etapa será a análise e o julgamento dos pedidos pela Justiça Eleitoral, com prazo até o dia 15 de setembro.
Mesmo sem o deferimento do registro, os candidatos já podem começar a propaganda eleitoral no dia 16 de agosto.