
Tomou posse na sexta-feira (22), no Tribunal de Justiça do Piauí, o magistrado Francisco Valdo Rocha dos Reis, filho de lavradores e com quase 30 anos de serviços públicos prestados em diversos cargos. Aprovado em 2015 no concurso com 24 vagas para o Tribunal de Justiça, ele destacou a realização do sonho como um egresso do ensino público.
Ao longo da semana, foram empossados três novos juízes substitutos do TJPI. Na sexta, Francisco e sua família estiveram na solenidade de sua posse. Ele foi provado em concurso de provas e títulos regido pelo Edital nº 01/2015. A solenidade foi conduzida pelo presidente em exercício do TJ-PI, desembargador Manoel de Sousa Dourado.
O magistrado nasceu em Castelo do Piauí, cidade a cerca de 190 km de Teresina. Em seu discurso, ele destacou a infância humilde como filho de lavradores e estudante de escola pública.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/r/c/MXd0oPSwuTJPuRT5ul7Q/juiz4.jpeg)
Filho de lavradores toma posse como juiz no Tribunal de Justiça do Piauí — Foto: Divulgação/TJPI
Presidente em exercício do TJ-PI, o desembargador Manoel Dourado afirmou que o empossando foi “talhado pela vida para esse cargo”.
“Nós precisamos de profissionais assim, vocacionados, probos e com coragem de trabalhar. Cientes de suas responsabilidades e que façam de seus gabinetes espaços acessíveis a todos. Quem dignifica esse cargo não é o cargo em si, mas o dia a dia da profissão”, disse.
Em nome da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), o juiz Rodrigo Tolentino deu boas-vindas ao novo colega.
“A magistratura piauiense é formada por pessoas comprometidas, que honram a toga que vestem. O início costuma ser desafiador, mas saiba que pode contar com a Associação e os demais colegas”, afirmou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/9/8/rHsPSLS7eSiCjulrSEYg/juiz3.jpeg)
Filho de lavradores toma posse como juiz substituto no Tribunal de Justiça do Piauí — Foto: Divulgação/TJPI
Também presente no ato solene, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), Celso Barros Neto, parabenizou o novo magistrado pela posse e o TJ-PI pelas recentes nomeações de juízes.
“Ser juiz hoje é uma missão que exige muitas renúncias, mas proporciona a grata satisfação de servir ao jurisdicionado e à Justiça”, declarou.
Fonte: G1