
Um relatório da consultoria Teleco prevê para 2020 a liderança da fibra óptica no mercado brasileiro de banda larga fixa e Teresina já acompanha essa tendência. A capital piauiense deve fechar o ano de 2019 com cerca de 200 mil domicílios com essa tecnologia, incluindo a vizinha Timon, e a projeção é de grande crescimento para o próximo ano.
Em todo o Brasil, nos últimos dois anos, 3,9 milhões de acessos foram realizados pela fibra. Enquanto isso, as redes de acessos de pares metálicos (xDSL) perderam 1,1 milhão de acessos. Os números merecem comemoração porque a tecnologia da fibra óptica permitiu aos provedores oferecer maiores velocidade aos usuários e ainda reduziu os custos. Em 2010, o preço do megabit era, em média, R$ 21,2 e, em 2018, R$ 3,5.
Fibra Óptica
É um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Têm diâmetro de alguns micrómetros, ligeiramente superior ao de um fio de cabelo humano.
Fonte: Agência Brasil