
Cinco famílias que estavam abrigadas na Escola Municipal Dilson Fernandes, depois de terem tido que deixar suas casas devido às enchentes causadas por fortes chuvas em Teresina, foram transferidas para outra unidade escolar na tarde desta quarta-feira (26).
Da escola Dilson Fernandes, no bairro São Joaquim, Zona Norte da capital, as famílias foram remanejadas para a Escola Minha Casa, no bairro Matadouro.
A medida foi tomada devido à realização do concurso da Polícia Militar neste domingo (30). As escolas Dilson Fernandes será um dos pontos de aplicação da prova do certame. O exame seria aplicado em dezembro de 2021, mas foi suspenso para evitar a disseminação da Covid-19.
Até quinta-feira (27), as 25 famílias que estão na Escola Iolanda Raulino, onde também haverá aplicação de prova do concurso, serão transferidas para a Unidade Escolar Nova Brasília.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/M/H/icVdGnTQAeMBdQ594YuQ/img-1602.jpg)
Famílias abrigadas em escolas municipais de Teresina são transferidas — Foto: Lívia Ferreira/g1 PI
As 13 famílias abrigadas na Domingos Afonso não serão remanejadas porque o colégio não irá sediar o concurso da PM.
Anteriormente, as famílias seriam realocadas para dois Centros Municipal de Educação Infantil (Cmeis). Entretanto, segundo o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Allan Cavalcante, foi verificado que os locais não seriam tão confortáveis para os desabrigados e, então, foram escolhidas as unidades Minha Casa e Nova Brasília para receber essas pessoas.
“As aulas dessas unidades onde as pessoas estão abrigadas serão de forma remota até que essa situação da moradia seja resolvida. Então, não vai haver prejuízos”, disse o secretário.
Uma das famílias levadas para a Escola Minha Casa nesta quarta-feira (26) é a do Adelson dos Anjos Nascimento. Ele, a esposa e os três filhos estavam na Dilson Fernandes há 20 dias, após a casa onde eles moravam na Vila Apolônia, Zona Norte de Teresina, ter ficado alagada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/0/Y/zpsYkOS729nqcyNtCPEg/img-1622.jpg)
Famílias abrigadas em escolas municipais de Teresina são transferidas — Foto: Lívia Ferreira/g1 PI
O servente de pedreiro disse ao g1 que espera que a próxima mudança que sua família faça seja para a casa onde eles irão morar definitivamente.
“Estamos indo para lá e, de lá, a gente vai para uma casa, porque a gente quer uma casa para morar. Vai dar certo, tem que ter fé em Deus”, afirmou.
*Lívia Ferreira, estagiária sob supervisão de Laura Moura.
Fonte: G1 Piauí