
A cidade de Trindade, no sertão pernambucano, conhecida nacionalmente como a “Capital do Gesso do Araripe”, abriu oficialmente nesta sexta-feira, dia 20 de junho, no Distrito de Saco Verde, a terceira edição da Expomel – Exposição da Cadeia Produtiva da Apicultura. O evento é promovido pela Associação de Moradores da localidade, com o apoio da Prefeitura de Trindade, Banco do Nordeste, Sebrae e Senai, entre outras instituições.
A Expomel, que se consolida como um dos principais fomentadores da apicultura regional, chega à sua maior edição com um investimento histórico: mais de R$ 1 milhão em recursos anunciados pelo Banco do Nordeste (BNB) para impulsionar a produção, capacitação e acesso ao crédito para os pequenos produtores.
A cerimônia de abertura contou com a participação da prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues, do vice-prefeito, Dr. Paulo Renne, vereadores, secretários municipais, representantes do Banco do Nordeste, Sebrae, Senai e outras instituições parceiras.
Em sua fala, a prefeita Helbinha destacou a importância de apoiar iniciativas que fortaleçam a agricultura familiar e gerem oportunidades para os produtores locais. “A Expomel é muito mais que uma feira. Ela é uma vitrine para os produtores DO DISTRITO, que têm aqui a oportunidade de mostrar a qualidade dos seus produtos, fazer negócios e se capacitar. Nosso governo seguirá de mãos dadas com a agricultura e com o desenvolvimento sustentável do nosso município”, afirmou a gestora.
Durante o evento, a prefeita também realizou a entrega de um trator com implementos agrícolas para a Associação de Moradores de Saco Verde, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da produção agrícola da comunidade.
O vice-prefeito Dr. Paulo Renne também ressaltou o papel estratégico do evento. “Um evento de suma importância, por vir de um distrito da zona rural. A apicultura é uma das atividades que mais cresce em nossa região e eventos como esse têm papel fundamental na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida das famílias do campo. Essa união de esforços entre poder público e instituições parceiras é um exemplo de que o desenvolvimento pode e deve ser coletivo”, frisou.
Representando o Banco do Nordeste, o agente de desenvolvimento Juliano anunciou o expressivo aporte de recursos que será destinado ao setor durante a feira. “O BNB está comprometido com o fortalecimento da apicultura e da agricultura familiar. Só nesta edição da Expomel, estamos disponibilizando mais de R$ 1 milhão em crédito para investimentos na produção, além de promover capacitações e disponibilizar um programa específico de apoio aos apicultores do Sertão do Araripe”, destacou Juliano.
Do lado do Sebrae, o gerente regional Danilo reafirmou o compromisso com o empreendedorismo local. “O Sebrae tem trabalhado para apoiar o pequeno produtor, o empreendedor rural e quem busca inovar mesmo nas condições mais desafiadoras do semiárido. Aqui na Expomel, estamos realizando atendimentos, orientações e levando informação técnica para fortalecer esses negócios”, disse.
A representante do Senai, articuladora da unidade regional, também reforçou a continuidade da parceria com a Expomel. “O Senai está aqui como parceiro para transformar a realidade desses produtores, oferecendo cursos nas mais diversas áreas que podem agregar valor à produção e abrir novos mercados”, declarou.
Empreendedores como Petronio Pereira e Evaneide Ribeiro, da fazenda Doce Mel de Ouricuri, também exaltaram a importância da Expomel. “Participar da feira é uma oportunidade única. Além de vender nossos produtos, conseguimos fazer contatos, aprender mais e divulgar a nossa marca para outras cidades e até para outros estados”, destacou Petronio.
O Pacato Artesão, outro expositor presente, elogiou a organização do evento. “A cada ano a feira cresce, a estrutura melhora e o público aumenta. Parabéns a todos os envolvidos por essa iniciativa que valoriza a cultura e a economia local”, disse.
O secretário de Agricultura de Trindade, Marcílio Siqueira, reforçou a evolução da Expomel. “Essa é, sem dúvida, a maior edição da Expomel. A cada ano temos mais expositores, mais instituições parceiras e um público cada vez mais engajado. Isso mostra que estamos no caminho certo”, pontuou.
Leomar Cavalcante, diretor-geral da Expomel, enfatizou que o evento cresce a cada ano. “O evento cresce a cada ano e a expectativa é que, com o apoio que estamos recebendo, nas próximas edições possamos ampliar ainda mais essa estrutura e trazer benefícios concretos para os produtores de toda a região”, finalizou.
O vice-presidente da Associação de Moradores de Saco Verde, Francisco Rodrigues, comemorou a expansão da feira. “Quando começamos a Expomel, lá atrás, o sonho era pequeno, mas a vontade de fazer dar certo era enorme. Hoje ver essa estrutura montada, o público prestigiando e os negócios acontecendo é uma vitória de toda a comunidade”, celebrou.
Cultura e música também fizeram parte da programação
Além dos negócios e capacitações, a Expomel 2025 teve espaço reservado para a cultura. No Palco da Cultura, o público acompanhou apresentações de quadrilhas juninas, celebrando a tradição nordestina.
Encerrando a programação da noite, shows com Erika Diniz e Jorge do Acordeon animaram o público presente, que lotou a praça de eventos do distrito.
Programação
A Expomel segue com programação até este sábado, 21, com palestras, capacitações, e shows com Elson Vaqueiro e Ismael Senna.
Mais fotos