24.7 C
Picos

Eventos do G20 em Teresina iniciam hoje (20) debates sobre o combate da fome

#

Teresina sedia, nesta segunda-feira (20), o evento do G20 Social, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Piauí, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República. O ministro Wellington Dias (PT) dará inicio a reunião a partir das 8h30 com a abertura da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que abordará propostas que devem ser levadas ao G20.

A programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, que também ocorre em Teresina, nos dias 22 e 24 de maio.  Pelo menos 50 delegações internacionais chegaram à capital piauiense para os eventos do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo.

Durante o evento de hoje, os ministérios que compõem a Caisan darão suas contribuições para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A ideia é que iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros. Também participa do evento a secretária Extraordinária de Combate à Fome e à Pobreza do MDS, Valéria Burity, além de outras autoridades.

Bandeiras de diversos países na ponte Juscelino Kubitschek / Foto: MDS

Em seguida, às 10h, será realizado seminário “Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza”, que traz apresentação de uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) pelo pesquisador e consultor Antônio Claret.

Dentro do seminário será apresentado o estudo “Medidas de Desenvolvimento Humano e políticas públicas no Piauí (2000-2024)”, que visa analisar o histórico do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Piauí ao longo dos últimos 25 anos. Ele ainda destaca as políticas públicas e estratégias adotadas no enfrentamento à fome e à pobreza.

Fazem parte do debate o ministro Wellington Dias; o governador do Piauí, Rafael Fonteles; o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim; a presidente do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), Luciana Servo; e o diretor do FGV Social, Marcelo Neri.

À tarde, no âmbito do G20 Social, o ministro Wellington Dias também participa, junto ao governador do Piauí, da reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”. A fala do ministro será aberta à imprensa.

Todos os eventos do dia 20 de maio ocorrem na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), na zona Sul de Teresina.O encontro é aberto ao público e à imprensa.

Fonte: Piauí Hoje, com informações do MDS

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas