
O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Educação Estadual, promoveu nesta quinta-feira (10) uma solenidade no Teatro Bliss para premiar os estudantes que se destacaram nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Entre os homenageados, o município de Padre Marcos — conhecido como “Terra da Boa Esperança” e reconhecido como berço da educação no estado — mais uma vez brilhou em nível estadual, recebendo medalhas e menções honrosas tanto para alunos quanto para a Secretaria Municipal de Educação.
Destaque para os estudantes da Unidade Escolar Municipal José Jubelino de Macedo, dirigida pela professora Maria Lúcia de Carvalho. Lahanna Karynna Feitosa e Fagner Francisco da Silva conquistaram, respectivamente, as medalhas de Ouro Nacional e Ouro Regional. Já Isacaria de Carvalho Macedo e Luan Luveci de Carvalho foram agraciados com as medalhas de Prata Nacional e Prata Regional. A escola, que já possui histórico de premiações em edições anteriores da OBMEP, reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica.
Além do reconhecimento aos alunos, a Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos também foi homenageada pelo desempenho coletivo, destacando-se no cenário estadual.
O secretário municipal de Educação, Eraldo Gomes, celebrou a conquista. “Mais uma vez estamos em Teresina recebendo premiações na educação, somente duas secretarias foram reconhecidas pela OBMEP, é um sentimento de gratidão e felicidade, queria externa meu sentimento de gratidão aos alunos, não tão somente a eles, mas também as professores da gestão escolar da unidade Municipal José Jubelino Macedo, uma escola de tempo integral que tem feito história no nosso município. Todos estão de parabéns, como a também a nossa prefeita Williane Kelly, por todo o apoio que tem dado a educação, e estamos levando a premiação para a secretaria de educação, como também medalhas de ouro e prata, a nível estadual e nacional.” Disse.
Durante coletiva de imprensa, o governador Rafael Fonteles destacou que investir em olimpíadas científicas é um caminho para transformar a realidade educacional do Piauí. “É um sinal de que estamos no caminho certo em abrir oportunidades para que o talento desses alunos apareça. As olimpíadas não só revelam talentos, mas também melhoram a aprendizagem como um todo”, afirmou.
Ele enfatizou que o bom desempenho dos estudantes não se limita à matemática, mas se estende a outras áreas como química, física, línguas, história, geografia, biologia, robótica, inteligência artificial e astronomia. “Essas conquistas mostram o potencial dos nossos jovens e reforçam nosso compromisso com uma educação de qualidade. Nosso trabalho é universalizar este modelo com boas disciplinas e estruturas adequadas. Já temos 512 escolas ofertando ensino em tempo integral desde o primeiro ano do ensino médio”, completou.
O secretário Washington Bandeira ressaltou que a premiação reconhece o esforço e dedicação dos alunos. “São estudantes que colocaram a educação como prioridade, tiveram coragem de participar das Olimpíadas do Conhecimento e conquistaram medalhas em uma competição nacional. Estamos premiando 572 alunos e entregando prêmios em dinheiro para os medalhistas de ouro”, disse.
A OBMEP, iniciativa que visa estimular o estudo da matemática e revelar talentos, consolida-se como um importante termômetro da qualidade do ensino público. Com mais esta premiação, Padre Marcos reforça sua posição de destaque no Piauí, inspirando outros municípios a seguir o mesmo caminho de investimento e valorização da educação.
Mais fotos