Estreia “O Auto da Compadecida 2” nos cinemas

Atores Chicó e João Grilo do filme O Auto da Compadecida - Foto: reprodução
Atores Chicó e João Grilo do filme O Auto da Compadecida - Foto: reprodução

Com direção de Flávia Lacerda e Guel Arraes, “O Auto da Compadecida 2” chega aos cinemas nesta quinta-feira. A narrativa se passa 20 anos depois da primeira história e mostra a pacata rotina de Chicó (Selton Mello) na mítica cidade de Taperoá, no sertão nordestino.

Esta é a continução do filme “O Auto da Compadecida”, dirigido por Guel Arraes, no ano 2000, por sua vez baseado na peça teatral homônima de autoria de Ariano Suassuna (1955).

Depois de 20 anos desaparecido, João Grilo (Matheus Nachtergaele) retorna à pequena Taperoá para se juntar ao seu velho companheiro Chicó. Acontece que agora ele é recebido como uma celebridade na cidade. Afinal, reza a lenda que havia sido morto por bala de espingarda e ressuscitado após um julgamento frente a Jesus Cristo.

Por sua repentina fama, João Grilo acaba sendo disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade. Ele faz de tudo para levar vantagem sobre os candidatos e finalmente aplicar o golpe que vai lhe render muito dinheiro e, quem sabe, vida mansa – como se fosse possível que ele se aquietasse. Só que nada sai como planejado e ele se vê em apuros novamente.

O humor está nos diálogos dos protagonistas, que mesclam malandragem com ignorância e ingenuidade. Figuras típicas nordestinas que contracenam na trama também tornam a comédia ainda mais folclórica.

Esta produção reúne grande elenco, com nomes como Taís Araujo (Compadecida), Humberto Martins (Coronel Ernani), Luis Miranda (Antônio do Amor), Eduardo Sterblitch (Arlindo), Fabiula Nascimento (Clarabela). Fazem participações especiais os atores Virginia Cavendish, como Rosinha, e Enrique Diaz como Joaquim Brejeiro.

Um dos grandes destaques deste longa-metragem é a trilha sonora, assinada por João Falcão e Ricco Viana, que chega às plataformas de música nesta mesma data, em lançamento da gravadora Biscoito Fino. No total, são 10 canções. A amizade de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) é embalada por “Canção da América”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, regravada por João Gomes. Os personagens Chicó e Rosinha (Virginia Cavendish), que se reencontram mais de 20 anos depois, também ganharam uma música tema: “Como Vai Você”, de Antônio Marcos e Mario Marcos, que ganhou versão exclusiva na voz do paraibano Chico César. Entre os destaques, também está “Fiadeira”, de Juliano Holanda, na voz de Maria Bethânia, marcando a chegada da Compadecida (Taís Araújo) na trama.

Música tema desde o primeiro “O Auto da Compadecida”, “Presepada”, composta por Sergio Campelo e Claudio Moura, ganha versão com letra de João Falcão e Ricco Viana e agora se chama “Presepada no Forró”. A interpretação ficou a cargo da cantora potiguar Juliana Linhares e do cantor carioca Marcelo Mimoso. Juliana Linhares também interpreta “Baião De Dez Milhões”, de João Falcão e Ricco Viana. “O Auto da Compadecida 2” tem distribuição da H2O Films nos cinemas.

Fonte: Correio do Povo