No dia 30 de outubro, às 10h, será realizada a reinauguração da escola José Rodrigues Damasceno, localizada em Caldeirão Grande do Piauí, que foi reformada pela Ibitu Energia como parte do compromisso contínuo da empresa com o fortalecimento das comunidades em que atua.
A companhia tem presença no município há sete anos, com um complexo eólico (Caldeirão Grande 1), que opera desde agosto de 2017, e um solar (Caldeirão Grande 2), inaugurado em abril de 2023; ambos somam 402MW de capacidade instalada.
A iniciativa faz parte do Programa de Educação Sustentável da Ibitu, que já investiu mais de R$800 mil em educação e beneficiou diretamente mais de 1.3 mil pessoas, entre professores, alunos e munícipes.
Os projetos aplicados focam principalmente na ampliação e reforma de infraestruturas escolares, além do oferecimento de cursos de capacitação para professores e alunos e do subsídio para a formação de profissionais na área de manutenção elétrica.
Considerando a presença da companhia em Caldeirão Grande e a inauguração do complexo solar no ano passado, fazia sentido que o foco da próxima melhoria de infraestruturas escolares fosse na própria cidade, uma vez que ela conta com uma população residente de mais de 5.5 mil pessoas (IBGE, 2022) e um IDHM de apenas 0,588 (IBGE, 2010), índice que é diretamente afetado pela educação.
A iniciativa também está de acordo com uma das premissas do BNDES para o financiamento da obra de CG2, que era a aplicação de um percentual em ações sociais.
A escola José Rodrigues Damasceno precisava de uma área para atividades recreativas (garantindo o direito de brincar), bem como solucionar algumas questões de acessibilidade, conforto térmico e reformas em outros ambientes da instituição.
Por isso, foram desenvolvidos novos banheiros, salas de aula, um refeitório, uma mini quadra esportiva, além da realização de pintura nova, adequações necessárias nos espaços e instalação de aparelhos de ar-condicionado.
Para o evento de reinauguração, estarão presentes alguns colaboradores da Ibitu Energia, além de pais de alunos e do corpo docente da escola. Também foi convidado o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves.
A Ibitu (nome que, em tupi-guarani, significa vento) é uma das maiores empresas de geração e comercialização de energia do Brasil, com um portfólio 100% renovável. Atualmente, a companhia possui 745 megawatts (MW) em operação, distribuídos entre cinco complexos eólicos – localizados nos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte – e um complexo solar, também no Piauí, além de um pipeline de novos projetos em desenvolvimento que somam 1,2 gigawatts (GW) ao
portfólio.
A empresa está entre as maiores geradoras de energia eólica em operação comercial no mercado livre e busca tornar-se um dos mais importantes protagonistas do mercado brasileiro de energia. Sempre de portas abertas para a análise de novos negócios, a Ibitu oferece soluções sustentáveis e focadas nas necessidades dos clientes.
Os pilares ESG (conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança) estão no DNA de todas as frentes de atuação, que focam na preservação do meio ambiente e na criação de impactos socioeconômicos positivos.
A companhia valoriza a diversidade e tem um time colaborativo e plural, composto por mais de 160 profissionais que trabalham para continuar produzindo, hoje, a energia do futuro.
Fonte: Ibitu Energia