
Nesta última sexta-feira, 18, o Centro Educacional Padre Marcos (CEPM) realizou a culminação do projeto “Estante Mágica”. O trabalho faz parte de uma das inúmeras ações que a Escola desenvolve com o propósito de alargar a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e produção de seus alunos e motivá-los a serem protagonistas em seu aprendizado.
A eventualidade que contou com a presença de toda equipe do Centro Educacional, pais, e alunos, contou também com a participação do do município prefeito, Valdinar Silva, acompanhado de sua esposa, a primeira-dama, Edilene Macedo, foi realizada com turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e consistiu em cada estudante escrever, ilustrar e publicar o seu próprio livro.
Durante o processo criativo, o aluno desenvolve múltiplas habilidades sócio emocionais, como autoconfiança e curiosidade, que fazem com que eles se tornem cada vez mais auto-suficientes e preparados para os desafios sociais.
A iniciativa é uma parceria entre a escola e o grupo Estante Magica que ao longo de sua atuação já transformou mais de 800 mil alunos em autores, e, agora agregam também os alunos do CEPM a sua galeria de escritores.
Em entrevista ao portal InfoNewss, a gestora do centro educacional, Rita de Cassia, ressaltou a importância do projeto.“O projeto foi de grande aprendizado para os nossos alunos, pois é de pequeno que se desperta o prazer da leitura e da escrita, a magia da leitura leva a criança sonhar com o mundo encantado, e nós, sempre incentivamos nossos alunos a descobrir o mundo da escrita e da leitura, por isso o projeto estante mágica veio para coroar aquilo que já fazemos no dia a dia na escola,” frisou.
Chesma Lima, outra gestora da escola falou sobre o projeto. “A roupagem do Estante Mágica foi de encontro com nossa metodologia, que é a de impulsionar a formação de pessoas conscientes do seu processo construtor, de despertar um viés protagonista e motivador, de construir autoestima em alunos que leem o mundo nas entrelinhas. A escola deve sempre ser um lugar que acolhe, educa e motiva,” comentou.
O projeto foi desenvolvido em sala de aula pelos professores: Natilânia Ribeiro, Lailly Mirtes, Edinalda Silva, Karine Santos e Verinha Sousa, e coordenado pela Professora Melga Castro que ressaltou que todo o processo criativo se deu na Escola, desde a leitura, criação do texto e ilustração, todo realizado pelos alunos sob a supervisão de seus Professores.
Vale destacar, que todas as medidas protetivas contra o Coronavírus, Covid-19, foram adotadas pela coordenação.
Confira Fotos;