O governador do Piauí Wellington Dias anunciou, nesse sábado (16) que os equipamentos que serão usados na fabricação dos respiradores Air-TRON desenvolvida por pesquisadores piauienses da empresaTron em parceria com Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), já chegaram ao estado.
Segundo o governador, os respiradores serão mais baratos e de montagem mais rápida. “A compra de respiradores, equipamentos necessários para a ampliação de leitos de UTI, está difícil em todo o mundo. A pesquisa do Piauí será fundamental para salvar vidas ” disse.
O respirador Air-TRON é um ventilador mecânico pulmonar com os requisitos necessários para ajudar no tratamento de pacientes da Covid-19.
De acordo com o pesquisador coordenador do projeto Prof. Dr. Gildário Lima, da UFDPAR, sócio-fundador da TRON, o equipamento oferece possibilidades de atendimento por telemedicina, uma saída viável à carência de terapeutas respiratórios, profissionais especializados no uso dos ventiladores mecânicos em pacientes. “Com a Internet e a rede de dados do respirador, será possível uma equipe de fisioterapeutas intensivistas experientes terem acesso aos gráficos em tempo real para acompanhar centenas de respiradores Air-TRON, ajudando profissionais menos experientes” diz o professor.
O ventilador terá custo de produção de aproximadamente R$ 6 mil enquanto equipamentos industriais são vendidos a partir de R$ 50 mil. O aparelho foi desenvolvido tem documentação aberta, que permite a qualquer pessoa ou empresa acessar o protocolo e fabricá-lo para fins de filantropia, após autorização da Anvisa.
Fonte: Portal R10