Em Teresina, três pessoas são levadas para Central de Flagrantes por descumprirem decreto

Três pessoas – gerentes de duas lojas de venda de piscinas e uma de material para panificação e plásticos – foram conduzidas à Central de Flagrantes na manhã desta terça-feira (14) por estarem descumprindo o decreto do prefeito Firmino Filho.

As lojas, na avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina, foram fechadas pela Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) por descumprimento ao decreto que determina o funcionamento apenas de serviços essenciais.

O flagrante ocorreu na manhã desta terça-feira e os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais foram multados entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, conduzidos para a Central de Flagrantes e devem responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência  (TCO).

“A gente vem orientando e mesmo assim muitos não seguem o decreto e alegam que  não sabem. Por isso está sendo feito a condução para a delegacia. Eles vão assinar o TCO e serão liberados”, disse o guarda municipal  Edvan Lima.

No momento do flagrante havia clientes nas lojas. Equipes das GCM foram divididas por todas as zonas da cidade e intensificam a fiscalização para evitar a propagação da covid-19.

O comandante da Guarda Municipal, capitão Monteiro, informou ao portal Cidadeverde.com que as lojas não se enquadra como serviço essencial. O portal Cidadeverde.com tentou falar com os detidos na Central, mas eles não quiseram falar.

“As pessoas estão sendo conduzidas para a Central neste momento”, disse o capitão.

Ontem, a Guarda Municipal começou a utilizar o aplicativo da startup InLoco como um dos instrumentos de direcionamento das fiscalizações do cumprimento dos decretos que determinam a quarentena em Teresina.

Mais de  três mil estabelecimentos comerciais em Teresina já foram fechados  por desobedecer a quarentena.

O cidadão pode denunciar estabelecimentos que estejam funcionando irregularmente através dos números 153, (86) 3215-9317 ou falar diretamente com o WhatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254.

Fonte: Cidade Verde