
Em agenda administrativa na capital, Teresina, o prefeito municipal de Padre Marcos – PI, José Valdinar da Silva, em busca de investimentos e melhorias para o seu município, tratou sobre recursos para o esporte, acerca da reforma do estádio municipal, e garantiu mais carros pipa para abastecer a população, diante da forte estiagem que castiga a região do semiárido piauiense.
Durante a visita, o gestor tratou inicialmente sobre recursos para o esporte do município. Em audiência na Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), o prefeito esteve reunido com o diretor Adalberto, do setor de projetos e licitações, tratando sobre a tramitação do projeto de reforma e ampliação do Estádio Municipal “O Macedão”, orçado em 600 mil reais.
Valdinar justificou a importância da reforma, e destacou que Padre Marcos tem umas das melhores seleções da região. “Estamos nos organizando para realizar um Campeonato de Futebol no próximo ano, e o nosso Estádio precisa de melhorias na sua estrutura. Temos hoje uma das melhores seleções da região, e para oferecer espaços adequados para a prática de esportes dos nossos atletas, queremos que até o dia vinte de janeiro o estádio já esteja concluído para ser entregue aos desportistas”, comentou.
Outra agenda importante tratada pelo prefeito durante visita à capital, foi a questão do abastecimento de água. Na manhã desta segunda-feira, 25, o gestor participou de um encontro no 25º Batalhão de Caçadores, em Teresina, que é responsável pelo Programa Emergencial de Distribuição de Água no Piauí, denominado “Operação Carro-Pipa”.
De acordo com Valdinar, o abastecimento de água hoje é um dos problemas que mais aflige a população de Padre Marcos, sobretudo, quem reside na zona rural. “Estamos vivendo um período de escassez de água e o município tem enfrentando dificuldades. A nossa gestão está buscando meios para que não falte água nas cisternas de nenhuma família do nosso município, nem para o consumo humano e nem para o consumo animal”, comentou.
Entre as pautas abordadas na reunião, o gestor cobrou a possibilidade de um reajuste para os proprietários de caminhão, que estão abandonando o programa em decorrência do congelamento dos valores pagos pelo Governo Federal, através do Exército, e os consecutivos aumentos do preço do combustível. “São mais de seis anos sem reajuste, e com o aumento do combustível, do custo de manutenção do caminhão, cinco proprietários de onze que atuavam desistiram.”, frisou.
Em solução para o problema, foram discutidas algumas alternativas. “São 11 vagas para Padre Marcos, mas apenas 10 compareceram para se cadastrar. Tem uma vaga em aberto. Então, para que o município não fique prejudicado, nós solicitamos que fosse distribuído para os demais veículos, que o recurso e as carradas de água fossem distribuídos entre dentre os outros.”, explicou valdinar informando que se não for concedido o reajuste aos pipeiros nos próximos 60 dias, a operação pipa pode parar em Padre Marcos.
Por telefone, o prefeito anunciou a chegada de mais três caminhões pipa através da Secretaria Estadual da Defesa Civil, para reforçar o trabalho de distribuição de água no município. “Conseguimos três carros pipa através da Secretaria Estadual da Defesa Civil. Além disso, temos mais três contratados pelo município, e o pipa da Prefeitura, totalizando sete.”, pontuou Valdinar.