
O prefeito de Belém do Piauí, Jônathas Noronha está na capital Teresina participando da segunda edição do Pactos pelo Piauí. Na segunda-feira (24), o gestor esteve presente na solenidade de abertura do evento, que reune mais de 200 gestores municipais e autoridades no Centro de Convenções.
O evento tem como objetivo de estreitar parcerias e promover a cooperação entre as esferas governamentais.
Acompanhado do secretário de finanças e ex-prefeito Ademar Carvalho, e do advogado Dr. Vinny Heller, o prefeito de Belém do Piauí esteve presente em um evento que visou promover o diálogo sobre políticas públicas essenciais para o desenvolvimento do estado.
Entre os presentes, destaca-se o governador Rafael Fonteles, os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), e o secretário de Planejamento, Washington Bonfim. O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio, e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, também marcaram presença, além de representantes de diversos órgãos federais e estaduais.
O Pactos pelo Piauí tem como foco a integração e a cooperação interfederativa, permitindo que os municípios possam acessar programas e serviços oferecidos pelos governos estadual e federal. Áreas como saúde, educação, segurança, trânsito, gestão pública, tecnologia, saneamento e defesa civil foram temas centrais do encontro. O evento também contou com o apoio do Sebrae/PI, que se juntou à iniciativa para fortalecer as parcerias e melhorar a execução de políticas públicas em todo o estado.
Em sua fala, o governador Rafael Fonteles destacou a importância da colaboração entre as três esferas de governo para alcançar resultados efetivos na melhoria da qualidade de vida da população. “A única maneira da democracia funcionar efetivamente é quando todos cooperam para melhorar a vida da população. Juntos, Governo do Estado, Governo Federal e Governo Municipal, devemos atuar na mesma direção para promover o bem-estar de todos”, afirmou Fonteles.
Para o prefeito Jônathas Noronha, o evento foi uma oportunidade de estreitar laços e alinhar as ações entre os governos, especialmente em um momento de início de mandato. “Para nós, que estamos começando agora, eventos como o Pactos pelo Piauí são de extrema importância. A cooperação entre os governos estadual, federal e municipal é fundamental para que possamos melhorar os serviços prestados à população e garantir um futuro melhor para nossos municípios”, destacou o prefeito de Belém do Piauí.
Jônathas reafirmou ainda o seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos belenenses e destacou a importância de estar alinhado com as políticas públicas estaduais e federais, buscando sempre o desenvolvimento de seu município.
Com um público significativo de prefeitos e gestores municipais, o Pactos pelo Piauí se consolida como um evento de grande relevância para o estado, proporcionando a troca de experiências e a implementação de políticas públicas mais eficazes, alinhadas às necessidades locais.
Nesta terça-feira (25), o prefeito participou de uma programação extensa. Pela manhã, o gestor acompanha os debates do Pacto pela Educação e do Pacto pela Gestão e Tecnologia, além de realizar visitação aos stands institucionais. No período da tarde, sua agenda inclui o Pacto pela Saúde, Pacto pelo Meio Ambiente, nova visita aos stands, seguido pelos debates sobre Segurança e Trânsito e Saneamento e Defesa Civil. O dia será encerrado com uma apresentação cultural que integra a programação do evento.
Na quarta-feira (26), último dia do evento, o prefeito participa do 30º Fórum de Fortalecimento da Rede de Parcerias. Pela manhã, acompanhará a abertura oficial e a Palestra Magna sobre as plataformas Transferegov.br e Obrasgov.br, que tratam de gestão, transparência e transferências de recursos. Os painéis da manhã abordarão ainda políticas públicas para Saúde, Educação e Assistência Social, além do programa Contrata+Brasil e do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI).
À tarde, a programação segue com debates sobre políticas para mulheres, governança pública, transferências especiais e captação de recursos, com destaque para ferramentas de acesso a financiamentos públicos. O evento será encerrado às 18h com uma apresentação cultural, marcando o fim de três dias de intensos debates e oportunidades de fortalecimento da gestão municipal.
Mais fotos