Em Picos população presta apoio em Manifestação a proprietários de trailers; Veja

Na manhã desta terça-feira (05), dezenas de proprietários de trailers que funcionam nas Praças Felix Pacheco, João de Deus Filho e Josino Ferreira, no Centro de Picos, realizaram uma passeata pelas ruas da região central do município. Denominada de “Caminhada Cívica”, a manifestação teve o objetivo de pedir a administração municipal a permanência dos trabalhadores nos logradouros públicos. O ato ganhou apoio da população.

Por onde a passeata passou logo ganhou a simpatia das pessoas que transitavam pelo Centro do município. Em muitos momentos os populares chegaram a aplaudir e incentivar os ambulantes. Alguns transeuntes também criticaram a Prefeitura pela medida contra os comerciantes.

“Na Avenida Beira Rio só tem é mosquito”, criticou um senhor que acompanhava a passagem dos manifestantes nas proximidades do Mercado Público. “Eu mesmo que não vou sair da minha casa para ir lanchar em um lugar isolado daquele”, enfatizou um estudante na Praça Felix Pacheco. “Eles estão certo em continuar essa luta, afinal ali para onde querem levar eles não tem nem condição”, analisou um mototaxista na Avenida Getúlio Vargas.

Durante o ato os ambulantes carregavam várias faixas com frases de ordem. “Expulsar os ambulantes das praças a população não aceita”, estava escrito em uma. “Desocupar as praças e esvaziar os comércios interessa a quem?”, questionava outra. “O povo de Picos exige respeito”, cobravam os ambulantes em outra faixa.

(Foto/ ?Portal O Povo/ Ambulantes protestam contra transfência deles para Av. Beira Rio)

O comerciante Eurípedes Parreira, que é mais conhecido como “Pepeu”, disse que a transferência dos trailers para Avenida Beira Rio e dos ambulantes para o Shopping do Povo, prejudicará cerca de 200 trabalhadores autônomos. “Para onde eles querem nos levar é qualquer lugar. Qualquer lugar vai dar em lugar nenhum. Lá é um lugar poluído, tem poluição biológica, esgoto de hospital ali na Beira Rio”, pontuou.

Em relação ao Shopping do Povo, “Pepeu” disse se tratar de um local privado. “É provisório e imediatista. Então nós queremos pedir para administração que preserve as áreas públicas com os ambulantes. Faça uma revitalização. Economicamente é viável, é barato. O país passam por uma situação muito difícil, no município não é diferente. Então a administração pública municipal tem que pensar no social, tem que pensar no ser humano e não em praças cercadas com estruturas metálicas, praças vazias. Nós entendemos que o lugar de gente não é só no shopping, lugar de gente é nas ruas e o poder público deve incentivar isso porque tem deliberações do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, para que se incentiva a revitalização das praças a criação de espaços com quiosques, com ambulantes e isso é um incentivo”, colocou o ambulante.

A “Caminhada Cívica” foi encerrada em frente a sede do Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros. Em seguida uma comissão participou de uma reunião na 1ª Promotoria Pública de Picos, com a Promotora Pública, Romana Vieira Leite. “Para que ela possa nos ouvir e abrir um canal de comunicação com o poder público municipal. Esse momento é histórico, esse momento é importante. São inúmeras famílias que dependem dessas áreas publicas e nós precisamos dialogar com o poder público para que venha a entender que nós precisamos trabalhar nas áreas públicas onde tem gente e não em áreas isoladas e que ameaçam a saúde e a economia do Centro da cidade”.

(Foto/ ?Portal O Povo/ Manifestação percorreu várias ruas do Centro de Picos)

Fonte: Jornal o Povo