Em longa Sessão Câmara de Padre Marcos-PI aprova vários projetos; Confira!

Após uma extensa Sessão Legislativa, marcada por discussões, vários projetos de Lei, em primeira e segunda votação, foram aprovados.

O poder legislativo de Padre Marcos-PI, sob a presidência da Vereadora Emanoela Conrado Sousa Lima (PP),  realizou na noite desta última sexta-feira, 15 de junho, na Câmara Municipal no Plenário do Poder Legislativo Vereadora Eléuza Alencar, a oitava Sessão Ordinária do ano de 2018.

Como de praxe a Sessão teve início às 19h00min, presidida pela mesa diretora, composta pela Presidente Exma. Sr.ª Emanoela Conrado Sousa Lima,  vice presidente Exmo.  Sr. Antônio Nascimento de C. Neto, e o 2º secretário Exmo. Sr. Williams Macedo.  O 1º secretário, Exmo. Sr. Manoel Francisco de Carvalho, esteve ausente na Sessão.

A Parlamentar e Presidente da Casa Legislativo, Emanoela Conrado Sousa Lima, recepcionou e agradeceu a presença de todos que estavam presentes, destacando a participação de um grupo de alunos do Município que se fizeram presente na Sessão. “A Câmara Municipal não é a Casa dos vereadores, mas sim da população de Padre Marcos-PI. É interessante observar como os alunos estão antenados à situação política do nosso país, com definições que eles trazem de maneira simples e ao mesmo tempo muito claras.” Disse Emanoela Conrado.

Iniciando os trabalhos e seguindo a risca a pauta do dia, que foi caracterizada por discussões a respeito dos trabalhos legislativos e aprovações de Projetos de Lei, foram aprovados em 1 (primeira) e 2 (segunda) votação as seguintes proposições:

Projeto de Lei nº 015/2018, de 06 de abril de 2018, de autoria da Vereadora Linnara Emily Benedito Moura, que Denomina RUA MARIA LUIZA DE CARVALHO BENTO MACEDO, a via pública inominada localizada na quadra 01(Cohab), Conjunto Residencial Prefeito “Zezito Moura”, na Zona Urbana desta cidade e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 021/2018, de 06 de abril de 2018, de autoria da Vereadora Linnara Emily Benedito Moura, que Denomina via pública inominada de RUA MARIA LÚCIA DE ARAÚJO MACEDO (Lucinha), localizada no Conj. José Jubilino, Quadra 05, Casa -03, nesta cidade, que inicia na esquina  da casa de Ana de Zeca até a casa de Aucilene, na esquina do conjunto, e segue pelo loteamento “Boa Esperança”, Caiçara, em direção à PI 243 ao norte, e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 022/2018, de 16 de março de 2018, de autoria da Vereadora Linnara Emily Benedito Moura, que Denomina-se Rua GILSON DE CARVALHO DANTAS, via pública localizada no Conjunto José Jubilino, por trás da loja Maçônica Acácia da Boa Esperança, convergência com a rua “Tio Pedro”, e loteamento do senhor João Neto, até encontrar as margens do Rio Curimatá, à Leste.

Projeto de Lei nº 013/2018, de 06 de abril de 2018, de autoria da Vereadora Linnara Emily Benedito Moura, que denomina via pública Travessa Enfermeira “Fransquinha Lôbo”, e dá outras providências;

Projeto de Lei nº 008/2018, de 16 de março de 2018, de autoria da Vereadora Linnara Emily Benedito Moura, que denomina a Rua Manoel Benevides de Carvalho, a via pública que especifica, entre os conjuntos residenciais Zezito Moura e Petrônio Portela, Quadra 02, e dá outras providências;

Projeto de Lei nº 009/2018, de 16 de março de 2018, de autoria da Vereadora Linnara Emily Benedito Moura, que denomina a via Pública Rua Maria Zulmira de Jesus, que especifica e dá outras providências;

Projeto de Lei nº 012/2018, de 04 de junho de 2018, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre o Conselho de Alimentação Escolar – CAE, no âmbito do município de Padre Marcos-PI, e dá outras providências.

Projeto de Resolução nº 04/2018, de 04 de maio de 2018, de autoria dos Vereadores Emanoela Conrado Sousa Lima e Antonio Francisco de Carvalho, que dispõe sobre a “Denominação da Sala de Reuniões das Comissões” da Câmara Municipal de Padre Marcos-PI, e dá outras providências.

Projeto de Resolução nº 04/2018, de 04 de maio de 2018, de autoria da Vereadora Emanoela Conrado Sousa Lima, que dispõe sobre a “Denominação da Sala de Arquivo” da Câmara Municipal de Padre Marcos-PI, e dá outras providências.

Após as  matérias em pauta, a sessão foi marcada por discursos;

O vereador José Bonifácio da Silva Dias, foi o primeiro a ocupar a tribuna.  O vereador destacou a liberação de um projeto que beneficia  de forma direta a localidade Malhadinha 1. “Esteve no Riacho do Padre uma equipe da Secretaria do Desenvolvimento Rural liderada pelo diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria Estadual, Chicão, juntamente com seus assessores, onde na oportunidade foi assinado um termo de cooperação entre a equipe do Projeto e os membros da associação, projeto tal que vai beneficiar aproximadamente 50 famílias.” Disse o Vereador.

Dando continuidade a Vereadora, Linnara Emily Benedito Moura, destacou alguns dos trabalhos realizados durante os meses em que atuou na Câmara Municipal, e falou sobre o aprendizado político que teve, agradecendo nominalmente os colegas vereadores, em especial o vereador “Irmão Adão”, pela oportunidade que a concedeu. “Primeiramente gostaria de cumprimentar a todos, em especial aos meus alunos, e com grande prazer que Eu os recebo nessa casa. Nobres vereadores minha disciplina é ética e cidadania e em trazê-los aqui me enche de orgulho, porque é assim que se exerce a cidadania: participando, aprendendo, e assistindo.

Finalizando sua fala, a vereadora agradeceu a oportunidade que teve na Câmara Municipal. “Quero aqui agradecer ao vereador Irmão Adão, que me concedeu essa curta passagem de está aqui nessa casa. Agradeço também a todos os vereadores por estarem comigo nessa passagem, onde aprovaram diversos projetos de minha autoria, que são muito importantes para nossa cidade, pois homenagearam pessoas que mereciam essa consideração.” Disse a Vereadora em sua despedida.

O Vereador Jeydson Matos de Macedo (GG Macêdo), trouxe a notícia da Construção, através da secretaria de turismo, de 5 mil metros de calçamento (paralelepipedos) para o Município de Padre Marcos-PI. “Estive novamente na Capital Teresina, e desta vez trago a confirmação da destinação de 5 mil metros de calçamento para nosso município. Desde já quero agradecer aqui ao Deputado Flávio Nogueira Júnior, por ter beneficiado nossa Cidade com essa construção.” Pontuou Jeydson.

Por fim, e também trazendo e noticia da destinação de verbas para o município, o Vereador Antônio Nascimento de C. Neto, falou sobre investimentos que chegam a Cidade através da sua pessoa. “Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, já citada pelo nobre colega José Bonifácio, venho aqui informar a destinação no valor R$ 204.000,00 (duzentos e quatro mil reais) para um projeto que beneficiará a agricultura municipal”. Disse Antônio Neto.

Estiverem presentes também os vereadores, Exmo. Sr. Antonio Francisco de Carvalho, Exmo. Sr. Iranildo Francisco de Carvalho, Exmo Sr. Jose Bonifácio da Silva Dias,  Exmo. Sr. Jeydson Matos de Macedo (GG Macêdo) e a Exma.  Sr.ª Linnara Emily Benedito Moura, além do vice-prefeito Exmo. Sr. Valdo Benedito juntamente com o Ex-Presidente da Câmara Municipal Exmo. Sr. Roberval Conrado Lima além do Assessor Jurídico Robson Sousa e o Advogado José Benedito.

Confira Alguma fotos da Sessão;

Da redação, Infonewss.com