
Na manhã da última segunda-feira, dia 13 de novembro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Prefeitura Municipal de Francisco Macedo, realizaram a primeira reunião para discutir e planejar a implantação de banheiros sanitários em residências do município.
O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal, contou com a participação do Prefeito Adeilson Carvalho, do Secretário de Saúde, Adenilson Carvalho, do Coordenador de Vigilância Sanitária, Avelar Carvalho, das equipes da Codevasf e Fortlev, além das famílias que serão diretamente beneficiadas pelo projeto inovador.
Durante a reunião, as famílias destinatárias dos módulos sanitários receberam informações cruciais sobre a correta utilização dos banheiros, sendo capacitadas para assegurar uma adoção eficaz dessas novas estruturas em suas residências. A interação também teve como objetivo promover uma maior aceitação e compreensão do valor desses banheiros sanitários, não apenas como instalações físicas, mas como elementos essenciais para uma vida mais digna e saudável.
A chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da 7ª SR CODEVASF, Talita Salomão, informou que o município de Francisco Macedo foi agraciado com 23 unidades de banheiros secos. “Essa iniciativa impactará positivamente 23 famílias locais, e as instalações estão programadas para ter início no final do mês de novembro, sob a responsabilidade da empresa Fortlev.” Disse.
O prefeito Adeilson Carvalho expressou sua satisfação com mais essa conquista para o município, destacando a importância da ação para a promoção da qualidade de vida, saúde e dignidade para as famílias. “Essa é mais uma grande conquista, pois se trata de saúde pública e dignidade; seguimos firmes trabalhando por uma cidade cada vez melhor”, relatou o prefeito.
Adenilson Carvalho, secretário de Saúde, enfatizou que, além do fornecimento e instalação dos módulos sanitários, os beneficiários estão recebendo toda a assistência necessária para garantir o uso correto. “Os beneficiários receberão as unidades instaladas em sua residência com as devidas instruções e sem custo algum”, assegurou o secretário.
Tecnologia alternativa
O módulo sanitário de desidratação ou banheiro seco é uma solução sanitária não conectada à rede de esgoto e dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção de dejetos. O equipamento não requer instalações hidráulicas, necessitando apenas de incidência solar e ventilação natural para que ocorra o tratamento de resíduos.
O funcionamento do módulo é por meio de receptáculo em sistema carrossel e uma janela que propicia a desidratação e a redução do volume em 90% dos resíduos fecais. O descarte do resíduo fecal pode ser feito de 2 a 4 meses pelo próprio usuário em vala rasa, bastando o usuário abrir a janela que fica fixada por meio de borboletas rosqueada na base do módulo. O tratamento da urina é por infiltração no solo.