
O município de Simões recebeu com grande orgulho o Selo Ouro de Alfabetização, uma honraria concedida aos municípios brasilieros pelo Ministério da Educação (MEC) em reconhecimento ao empenho e aos avanços na promoção da alfabetização infantil e na melhoria da qualidade educacional das crianças.
A honraria foi entregue na tarde desta segunda-feira, 10 de fevereiro, em Brasília, durante solenidade que contou com a presença do presidente Lula, do ministro de educação, Camilo Santana e do governador Rafael Fonteles.
Para conquistar esse prestigiado selo, Simões cumpriu uma série de exigentes critérios estabelecidos pelo MEC. Entre as ações que garantiram o reconhecimento, destacam-se a adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com a implementação eficaz do programa nacional; o desenvolvimento de programas de recomposição de aprendizagem, que asseguraram que nenhuma criança fosse deixada para trás; o incentivo à leitura literária, por meio de espaços acolhedores e eventos literários, além da implantação de um Sistema de Avaliação da Alfabetização, permitindo o monitoramento contínuo do progresso educacional dos alunos.
O prefeito Magno Dantas celebrou a conquista, afirmando que o Selo Ouro não é apenas um reconhecimento simbólico, mas sim um reflexo das políticas educacionais eficazes que têm impactado positivamente a vida das crianças e das famílias de Simões. “As iniciativas implementadas têm permitido que as crianças desenvolvam as habilidades essenciais de leitura e escrita, fundamentais para seu crescimento acadêmico e pessoal”, ressaltou o prefeito.
O conquista do Selo Ouro de Alfabetização pelo município de Simões é fruto de um trabalho eficaz conduzido pela secretária de educação, Iris Elaine e sua equipe de colaboradores, que conduzem com muita maestria o processo de ensino-aprendizado no município.
Via: Folha Atual