Eleita reitora da UFPI, Nadir diz que vai honrar apoio e resgatar instituição

Nadir Nogueira venceu a consulta universitária do processo eleitoral para a escolha da próxima reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A reitora eleita da Universidade Federal do Piauí, Nadir Nogueira, agradeceu, nesta quinta-feira (16), o apoio de movimentos estudantis e professores no processo eleitoral e a vitória, com 5.373 votos.

“É um momento de gratidão à comunidade universitária e gratidão porque pudemos perceber, na tradução dos votos, que a comunidade respondeu às propostas de resgate da instituição”, disse.

O nome da reitora eleita ainda precisa ser aprovado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Será encaminhada a lista tríplice para que o presidente escolha. Mas Nadir não deve ter problemas, já que foi apoiada por movimentos estudantis e professores ligados a partidos de esquerda. Na gestão anterior, o ex-presidente Bolsonaro não seguiu a lista tríplice, preferiu colocar no cargo um professor alinhado ideologicamente.

Entre as primeiras iniciativas, caso seja nomeada, é a retomada de investimentos necessários para que os estudantes possam desenvolver suas atividades acadêmicas. Uma delas é o sistema integrado digital, através do qual estudantes e professores têm acesso a todos os recursos, documentos e processos eletrônicos da universidade. Além disso, fazer uma reforma estrutural na residência universitária e construir um quarto restaurante universitário no campus de Teresina para acabar com as filas que se formam diariamente.

“Esse sistema está sucateado. Precisamos retomá-lo para que os estudantes consigam fazer pesquisa e ter acesso a tudo na universidade”, afirmou.

Vitória da oposição

Nadir comentou ainda o fato de ter sido eleita estando na oposição. “Uma mulher que ganha uma eleição estando na oposição, isso é emblemático. Todos os coletivos de estudantes unanimemente disseram não ao que está aí e isso tem um significado emblemático”, ressaltou.

Fonte: Piauí Hoje