
Nos dias 29 e 31 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos–PI promoveu o II Percurso Formativo do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com enfoque na Literatura Infantil na Perspectiva da Educação para as Relações Ético-Raciais. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, reunindo gestores escolares, professores da Educação Infantil e professores do Ciclo de Alfabetização.
As formações foram ministradas por Gorete Leal, coordenadora municipal do PPAIC, que trabalha diretamente com gestores escolares; Linete Macedo, formadora municipal da Educação Infantil; e Lucilene Dias, formadora municipal do Ciclo de Alfabetização. Além dos profissionais diretamente envolvidos no programa, estiveram presentes o Secretário Municipal de Educação, Eraldo Gomes, e a Supervisora Municipal de Ensino, Ana Meire Macedo.
O objetivo central do evento foi destacar a importância da literatura infantil no processo de construção da identidade étnico-racial na educação.
As discussões giraram em torno da representação de autores e personagens negros nas histórias infantis, bem como da relevância de se trabalhar temas étnico-raciais no cotidiano escolar, conforme previsto na Lei n.º 10.639/03. Esta lei enfatiza a necessidade de abordar a cultura das populações negra e indígena nas escolas, incentivando o uso de materiais que reflitam essas temáticas.
Durante os encontros, foi reforçada a importância de crianças negras se verem representadas em obras literárias, facilitando a construção de sua identidade e senso de pertencimento.
O Secretário de Educação, Eraldo Gomes, ressaltou a pertinência do tema e sua relevância no ambiente escolar. “A escola é um local de conhecimentos e aprendizagens e, sobretudo, responsável pelo processo de formação e socialização dos indivíduos. Ela promove o primeiro contato com diferentes culturas e realidades, sejam sociais, econômicas, políticas ou étnicas, e contribui para a formação de um processo democrático e respeitoso entre todos, promovendo práticas pedagógicas que incentivem a igualdade racial desde a infância”, destacou Gomes.
Fotos;