A Prefeitura Municipal de Marcolândia, no Piauí, por meio da Secretaria de Educação (SEMED) e da Unidade Escolar Mariano da Silva Neto, promoveu entre os dias 24 e 26 de novembro o 2º Colóquio de Literatura Infantil, com o tema: “A Literatura Infantil na Perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais”.
O evento reuniu alunos e educadores das escolas municipais Raimundo Mariano (Sertão), Cícero Mundinho (Serra), Manoel Avelino (Cohab I) e Mariano da Silva Neto, todas participantes do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).
O colóquio teve como objetivo principal promover momentos de aprendizado e troca de experiências pedagógicas, com enfoque nas relações étnico-raciais e no papel da literatura infantil como ferramenta de inclusão e conscientização. A temática central reforçou a importância da valorização da diversidade cultural e racial nas escolas, fomentando o respeito e o reconhecimento das diferentes etnias presentes na sociedade.
Durante os três dias de evento, uma série de atividades culturais e educativas foi realizada, proporcionando momentos de reflexão e criatividade para os participantes. Entre as principais ações, destacaram-se, desfiles, histórias infantis, cultura e tradições, datas e homenagens, aspectos culturais e gastronômicos.
A secretária de Educação de Marcolândia, Auxilia Matos, destacou a importância do evento. “O colóquio é uma oportunidade de trabalhar temas essenciais para a formação cidadã dos nossos alunos. A literatura infantil é uma ferramenta poderosa para ensinar valores e promover a inclusão desde a infância.” Disse.
Na oportunidade, também foi celebrado o destaque no prêmio ALFA10 por dois anos consecutivos (2022 e 2023), em reconhecimento ao trabalho com alfabetização na idade certa.
Mais fotos;