32.1 C
Picos

Educação de Marcolândia promove II Seminário Municipal de Apresentação de Boas Práticas do PPAIC

#

A Prefeitura Municipal de Marcolândia, por meio da Secretaria de Educação, realizou na quinta-feira, dia 28 de agosto, o II Seminário Municipal de Apresentação de Boas Práticas do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa).

Com o tema “Formação como Foco e Possibilidades para Vencer os Desafios”, o evento, que ocorreu no Poliesportivo, reuniu educadores, gestores, e profissionais da educação para compartilhar práticas exitosas implementadas nas escolas da rede municipal.

O seminário foi aberto com o credenciamento dos participantes, seguido pela entoação dos hinos estadual e nacional, conduzida pelo jovem Vinícius. Um dos momentos de maior destaque da abertura foi a apresentação da literatura em cordel por Marcelino João da Silva, um artista local com deficiência visual, conhecido por sua superação e múltiplos talentos, incluindo poesia e composição.

A palestra magna foi ministrada pelo renomado conferencista Jonathan Oliveira Santos, que abordou o tema “Autismo na Escola: Desafios e Possibilidades na Construção do Processo Inclusivo de Crianças Atípicas”.

Jonathan destacou a importância da inclusão e do respeito às diversidades no ambiente escolar, proporcionando uma reflexão profunda sobre o papel dos educadores na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva.

Durante o seminário, foram apresentadas práticas bem-sucedidas por quatro escolas municipais: Cícero Mundinho, Mariano da Silva Neto, Raimundo Mariano da Silva, e Professor Manoel Avelino de Brito. Entre as apresentações que se destacaram estão a encenação “Linda Rosa Juvenil”, a adaptação dos “Três Porquinhos”, e a performance “Aquarela de Toquinho”, que conquistou o primeiro lugar e será levada para a segunda etapa a nível regional.

Além disso, stands montados no local exibiram objetos e informações relacionadas às temáticas desenvolvidas por cada escola no II Seminário Municipal PPAIC.

O evento contou com a presença de professores, coordenadores, gestores, a equipe do PPAIC Municipal, composta pelas formadoras Conceição Andrade, Kelia Souza, e a coordenadora Valmiranda, bem como a equipe da Regional de Fronteiras, representada por Eva Carla, Agenilda e Sirlene.

Uma mesa julgadora, formada pela Dra. Ayra Wictória e as diretoras Credilene Gomes dos Reis, Maria do Socorro Santos Pinheiro, Maria do Socorro Souza, e Maria Zilmar Carrilho, foi responsável por selecionar as práticas da educação da infantil e do ciclo de alfabetização que representarão Marcolândia no Seminário Regional.

A coordenadora municipal do PPAIC, Valmiranda, enfatizou a importância do seminário e do programa como ferramentas essenciais para o aprimoramento da educação infantil e do ciclo de alfabetização, e expressou sua gratidão a toda a equipe de educação pelo empenho e dedicação na realização do evento.

“Primeiramente, agradeço a Deus por estarmos todos aqui, prestigiando as boas práticas pedagógicas que nos ajudam a garantir a alfabetização das nossas crianças na idade certa. Meu muito obrigada aos gestores escolares, cuja liderança e comprometimento são essenciais para o sucesso da nossa rede, e às professoras, que com dedicação e amor, transformam a vida dos nossos alunos. Agradeço também aos pais, que são parceiros fundamentais nesse processo, e à Secretaria de Educação, Auxilia Matos, que possibilitou este evento e sempre apoia o PPAIC. O seminário foi um sucesso, e isso só foi possível graças ao esforço de todos. Vamos continuar juntos, construindo uma educação cada vez melhor.” Disse.

A formadora Queila, enfatizou sobre a importância do momento para a educação municipal. “Esse é um momento crucial para todos nós que estamos comprometidos com a missão de alfabetizar nossas crianças na idade certa. Esse trabalho envolve todos – gestores, professores e a equipe do PPAIC –, que juntos, com dedicação e sensibilidade, enfrentam os desafios diários nas escolas. O que vimos aqui são exemplos de como o programa pode ser replicado de forma criativa e lúdica, colocando nossos alunos como protagonistas do seu próprio aprendizado.” Relatou.

Mais fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas